TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAMPÃO: CAMPACIDADE TAMPONANTE DE DIFERENTES TAMPÕES – AULA PRATICA

Por:   •  16/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

TAMPÃO: CAMPACIDADE TAMPONANTE DE DIFERENTES TAMPÕES – AULA PRATICA

[pic 3]

[pic 4]

Xapuri - AC

Junho /2019

INTRODUÇÃO

As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado. Existem diferentes tipos de soluções tampão, funcionando em diferentes faixas de pH, tanto em sistemas biológicos como em processos industriais. As soluções tampão são essências para os sistemas biológicos devido a regulação do pH tanto no meio intracelular quanto extracelular. A regulação do pH nesses meios é importante para o equilíbrio químico dos sistemas (PILLING, 2011)

Segundo (PILLING, 2011) quase todos os processos biológicos são dependentes do pH; uma pequena variação na acidez produz uma grande variação na velocidade da maioria destes processos. O pH do sangue de mamíferos é um reflexo do estado do balanço ácido-base do corpo. Em condições normais, o pH é mantido entre 7,35 e 7,45 devido a uma série de mecanismos complexos que compreendem produção, tamponamento e eliminação de ácidos pelo corpo. Um papel importante neste equilíbrio é desempenhado por sistemas inorgânicos, tais como H2PO4 – /HPO4 2–, CO2/H2CO3/HCO3 –, e grupos orgânicos ácidos e básicos, principalmente de proteínas. Uma diminuição (acidose) ou aumento (alcalose) do pH do sangue pode causar sérios problemas e até mesmo ser fatal. A acidose metabólica é a forma mais frequentemente observada entre os distúrbios do equilíbrio ácido-base. Pode ser causada por diabetes grave, insuficiência renal, perda de bicarbonato por diarreia e hipóxia ou isquemia, durante, por exemplo, exercício físico intenso. Uma compensação natural da acidose metabólica pelo corpo é o aumento da taxa de respiração, fazendo com que mais CO2 seja expirado.

A saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo secretada por todas as glândulas salivares. Tem como funções a proteção da mucosa bucal e dos dentes, defesa através da lisozima, formação do bolo alimentar; digestão inicial de polissacarídeos, como o amido e o glicogênio; regulação do pH do meio bucal a 6,9, pelos tampões salivares, mucina, bicarbonato e monofosfato, evitando as lesões produzidas pelo excesso de ácidos e bases; e autóclise ou autolimpeza da boca através dos movimentos mastigatórios1,2 (BRETAS, ROCHA, VIEIRA, RODRIGUES, 2008).

A capacidade tamponante da saliva é um importante fator de resistência à cárie dental, e o reduzido fluxo salivar, que geralmente está associado a uma baixa capacidade tamponante, pode causar infecções da mucosa oral e periodontites10 (BRETAS, ROCHA, VIEIRA, RODRIGUES, 2008).

De acordo com, (SILVEIRA, C) o phmetro é um dispositivo simples e rápido utilizado para medir a acidez e alcalinidade de um fluido. Um medidor de ph funciona como um voltímetro que mede a diferença de potencial elétrico entre um eletrodo de referência e um eletrodo de pH exibindo o resultado em termos de pH de uma solução a qual o eletrodo está imerso.

MATERIAS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS

Béquer de 100 mL                                       Bureta de 25mL

Conta-gotas                                                 Phmetro de bancada

Suporte para bureta                                     Solução de HCL 0,1 mol/L

Solução de NaOH 0,1 mol/L                        Acetato de Cálcio

Balão Volumétrico de 100mL

  METODOLOGIA

1. Foi utilizado a solução de 1,0 mol/L de ácido acético; que já estava preparada em aulas anteriores, a segui foi realizado um cálculo para determinar a quantidade em grama de acetato de sódio, em seguida esta quantidade foi diluída em água destilada depois transferiu para um balão de 100 ml.

2. Foi diluído 50 ml de ácido acético e completado com água destilada ate o volume de 100 mL dentro do béquer, com o auxílio de um agitador magnético e um phmetro começou o processo de titulação.

3. Foi coletado 10 mL de saliva do grupo depois diluído em 40 mL de água destilada, após terminar de preparar foi colocada em agitador magnético para medir o PH desta solução.

RESULTADOS/DISCUSSÃO

O cálculo a seguir foi desenvolvido com o objetivo de descobrir a massa de Acetato de Cálcio a ser pesada para a preparação da solução  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com