TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TBL - Separação de Substancias

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

[pic 1]

SEGURANÇA E TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO – QUI148 2º/2014

_______________________________________________________________

Filtração: separação de substâncias

Recristalização: purificação de substâncias

_______________________________________________________________

Professor: Júlio César

Belo Horizonte/2014

Objetivos

Extrair o ácido acetilsalicílico princípio ativo do analgésico e antipirético Aspirina, utilizando a técnica extração sólido-líquido e cristalizar o produto obtido. Conhecer os processos de filtração, extração e cristalização.

Introdução                                                                                                        A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.                                                                                        Existem dois tipos de filtrações: comum e a vácuo.                                                    Filtração comum: Processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. São utilizados funil, papel-filtro, e copo de béquer para reter o filtrado.                                                                                                Filtração a vácuo: Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa. São utilizados, funil de Büchner, bomba de vácuo ou trompa d’água.                                                                           Recristalização: é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre à formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente.        Nessa prática usou-se a aspirina para extrair o ácido acetilsalicílico. A aspirina é  usada desde 1875, é a substância salicilato de sódio derivada da planta Salix alba, usada como antitérmico desde a Antigüidade. O chá de Sabugueiro (Sambucus nigra), no Brasil, é usado como antitérmico e analgésico. A aspirina obtida de fontes naturais é mais cara do que a produzida industrialmente. Desde a sua descoberta e a produção industrial da aspirina, ela sempre foi usada como analgésico e antitérmico. Ela tem ainda outras propriedades terapêuticas, como antiinflamatório e estimulante. Admite-se que a aspirina seja o estimulante mais usado em todo o mundo. Muitas pessoas tomam a aspirina como profilático, "para não terem dor de cabeça".

[pic 2]           [pic 3]

                          (FILTRAÇÃO SIMPLES)                           (FILTRAÇÃO A VÁCUO)

Procedimentos                                                                                                Foram realizados os seguintes procedimentos:

  • Procedimento 1- Extração do ácido acetilsalicílico de comprimidos
  • Procedimento 2- Recristalização do produto obtido

Os materiais, reagentes e procedimentos usados estão conforme os dados fornecidos pela apostila de “Segurança e técnicas básicas de laboratório”, páginas 9 e 11. Há apenas uma alteração que ocorreu no procedimento 1 onde ao invés de adicionar 4 comprimidos de aspirina, adicionou-se 5 comprimidos ao etanol.

Resultados e discussões

  • Ao adicionar os comprimidos de aspirina em etanol, não houve nenhuma alteração,  após triturar e agitar os comprimidos nota-se que ele dissolve no líquido, formando pequenos sólidos submersos no etanol que adquiri uma cor esbranquiçada.
  • Após a realização da filtração simples, recolheu o filtrado num erlenmeyer acrescentou gelo triturado até um volume de 150 ml, e observou-se a presença de um precipitado branco e à medida que a solução ficou submersa no banho de gelo a quantidade deste sólido branco cintilante na solução aumentou.
  • Em seguida foi feita uma filtração a vácuo, para além de separar sólido-líquido, secá-lo para obter melhor aproveitamento do sólido.
  • Os procedimentos descritos acima foram feito através da filtração e é princípio para separar o acido acetilsalicílico de outras substâncias que compõem os comprimidos de aspirina. Para detectar a composição dos comprimidos e em qual dos sólidos obtidos está o ácido acetilsalicílico foram feitos alguns testes.
  • Pegou-se uma quantidade do sólido I no tubo de ensaio e o sólido II em outro tubo de ensaio, assim foi acrescentado 2ml de água em temperatura ambiente, a mistura foi aquecida, agitada e resfriada, após este procedimento foi acrescentado 3 gotas de solução de iodo em iodeto e observou-se que:
  • Após a adição da solução de iodo em iodeto a solução com solido I passou a ter uma coloração azul, onde confirma presença de amido.
  • Após a adição da solução de iodo em iodeto a solução do sólido II obteve uma coloração amarela, onde confirma ausência de amido.
  • Após a adição da solução de iodo em iodeto na solução com a água mãe da solução do sólido II, foi observado que depois dessa adição uma coloração amarela como a do sólido II, onde confirma que não há presença de amido nesta solução.
  • Em relação à recristalização foi adicionada água destilada a temperatura ambiente, houve o inicio derretimento do sólido.  Após o aquecimento que durou aproximadamente 1 minuto, deixa-se o recipiente em repouso absoluto, é observado a formação de cristais logo de imediato que a temperatura do sistema foi diminuindo.
  • Foi feito a filtração a vácuo após o sistema estar em temperatura ambiente, onde já nota-se uma cor bem característica do sólido, branco cintilante, o mesmo foi lavado com mínimo de água possível.
  • Depois de secá-lo ao máximo recolheu-se 2 ml da água-mãe para realizar o teste de iodo em iodeto, onde observou que a solução adquiriu uma coloração amarela, bem característica da ausência de amido.
  • O mesmo teste foi feito no sólido adquirido após a recristalização e notou que ele também não tinha presença de amido.

Cálculo do rendimento [pic 4]

Conclusão                                                                                                         Com essa prática teve-se a oportunidade de conhecer/relembrar os equipamentos e os métodos para realização de filtração simples e a vácuo. Obteve-se o produto de interesse. Foi realizada a separação do acido acetilsalicílico dos comprimidos de Aspirina® e purificação desse a partir da técnica de recristalização com êxito, sendo esses métodos muito úteis em possíveis procedimentos realizados posteriormente no laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com