TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC CORROSÃO .

Por:   •  23/10/2017  •  Monografia  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Segundo Gentil (2007 p.01) corrosão, em geral, é um processo espontâneo que constantemente transforma materiais metálico de maneira que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam.  

Os custos com corrosão a medida em que o avanço tecnológico ocorre, estão sendo cada vez mais elevados, pois a utilização de metais e principalmente do aço em suas várias formas, vem cada vez mais sendo difundido em todos os ramos, principalmente nas industrias, civil e de bens de consumo.

Porem com a utilização de proteções adequadas a cada ocasião, pode-se reduzir drasticamente os elevados valores decorrentes manutenção corretiva principalmente por troca de estruturas dentro de industrias e na área civil.

Hoje nas industrias, o tratamento de pintura é por muitas vezes realizado de maneira aleatória, sem um estudo antecipado de tipos de tratamento de pintura adequado, bem como o tipo de tinta a ser utilizado, para a atmosfera a que a pintura esta exposta.

A manutenção dessas pinturas se dá através de inspeções visuais com foco em manutenção corretiva, onde o aprimoramento de prazo de duração da pintura utilizada inicialmente, não é realizado. Diante deste exposto verifica-se também a ausência de planos de manutenção preventiva que prolonga e preserva as estruturas industriais.

O presente trabalho visa demonstrar como a realização do processo adequado de tratamento de pintura, bem como a utilização de tinta adequada ao tipo de atmosfera a que a estrutura está exposta , pode contribuir para a redução de custos com manutenção corretiva, visto que para cada tipo de atmosfera temos um tipo de tinta apropriado e um tipo de tratamento a ser realizado. Utilizaremos 5 amostras de estrutura de aço carbono onde uma estará sem a realização de proteção por pintura e as demais com 4 tipos de pintura diferentes para verificação de qual é a mais adequada a atmosfera a que as estruturas localizadas próximas a região marítima, que é o caso do litoral do Espírito Santo onde temos industrias como Vale, ArcelorMittal Tubarão, Samarco, Fibria e tantas outras, as quais possuem suas estruturas diretamente expostas a atmosfera marítima e xxxxx (estaremos colocando outro tipo de atmosfera??)

 

2 CORROSÃO

A deteriorização de materiais por ação química ou eletroquímica do meio, podendo ou não estar relacionada a esforços mecânicos é o que consiste a corrosão.

Deve-se considerar durante o processo de escolha de materiais a ser empregados em estruturas industriais e residenciais o tipo de atmosfera a que estas estarão expostas, para que possa-se manter as características e propriedades mecânicas de sua fabricação.

Os processos de corrosão são reações químicas heterogêneas ou reações eletroquímicas, que normalmente passam na superfície de contato entre o metal e o meio corrosivo. Se considerarmos como oxi-redução todas as reações químicas que consistirem em ceder ou receber elétrons, pode-se  em sua maioria corrosão como reações de oxidação de metais, onde o metal age como redutor cedendo elétrons, recebidos por uma substância (oxidante) existente no meio corrosivo.

Quando fala-se de corrosão, os metais normalmente reagem com materiais não metálicos pertinentes a atmosfera a que estão expostos, como por exemplo, NaCl, O2, S, H2S, CO2 e outros e assim são produzidos compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais esses metais foram extraídos.

A corrosão pode incidir em diversos materiais, como ligas ferrosas e não ferrosas, plásticos e cerâmicas, porém nossa ênfase como já descrito anteriormente será sobre a corrosão de estruturas de aço carbono, utilizadas em industriais e na construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com