TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMARES QUÍMICA E FÍSICAS

Por:   •  9/1/2019  •  Seminário  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS


INTRODUÇÃO

Quando a matéria sobre uma mudança qualquer,  dizemos  que  ela sofreu  uma  transformação  e  essa  transformação pode ser química ou física. As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias, elas não   mudam  a  sua  composição  e nem  formam  uma  nova  substância,  em geral,  mudam  apenas  o  formato  da substância, um exemplo de fenômeno físico é cortar um pedaço de papel ao meio. Nas transformações químicas  as substâncias  mudam  de  característica, formam-se  novas  substâncias  a  partir dos  reagentes  (substâncias  iniciais  que dão  origem  aos  produtos).  Eles  tendem a  dar  novo  aspecto,  novas propriedades,  nova  coloração  e  até  a mudar  o  formato  da  substância. Podemos  observar  fenômenos  físicos no  nosso  dia  a  dia  quando  cozinhamos um  ovo,  ou   acendermos um palito de fosforo,  por exemplo. É  interessante  ressaltar,  que também  podemos  diferenciar facilmente  um   fenômeno  físico  de  um fenômeno  químico  observando  se  a mudança  é  reversível,  os  fenômenos físicos  só   precisam  ganhar  ou  perder energia  para  ocorrer.


ATIVIDADE 1.

PROCEDIMENTO: Levou-se um fio de alumínio para a chama de uma lamparina, deixou-se aquecer por alguns segundos.

RESULTADO: Quando alumínio sólido (Al) é aquecido na presença de gás oxigênio (O2) forma-se o óxido de alumínio (Al2O3), de acordo com a seguinte reação, é considerado um fenômeno químico já que há a formação de uma nova substância a partir dos reagentes., observe a equação química a seguir:

Al(s) + O2(g) → Al2O3(s)

ATIVIDADE 2.

PROCEDIMENTO: Colocou-se uma fita de magnésio sobre a chama de uma lamparina e aguardou-se aproximadamente 30 segundos.

RESULTADO: O magnésio realiza combustão e libera luz, tornando-se branco em forma de pó. É considerado um fenômeno químico, pois ocorre alteração na composição química da fita de magnésio, que passa a ser oxido de magnésio.

2Mg(s) + O2 → 2MgO

ATIVIDADE 3.

PROCEDIMENTO: Colocou-se iodo em pó em um béquer e tampou-se esse béquer com um vidro de relógio com gelo em cima, colocou-se o béquer sobre uma placa de aquecimento.

RESULTADO: O iodo, como é um material volátil, foi facilmente sublimado (passou do estado sólido para o gasoso) transformando-se em um vapor de cor violeta mas ao tocar a superfície fria do vidro de relógio (ou mesmo do béquer) ele re-sublimou passando novamente para o estado sólido, formando cristais no vidro de relógio e no béquer. Considera-se uma transformação física já que não há alteração química na substância, ela é a mesma do início ao fim do procedimento só que em estados físicos diferentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com