TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Descritivo E Analítico, Destacando Os Conteúdos/Conceitos Previstos Pela BNCC (2017) Para O Ano Que Escolheu.

Por:   •  18/1/2024  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Reflexiva II

Elabore um texto descritivo e analítico, destacando os conteúdos/conceitos previstos pela BNCC (2017) para o ano que escolheu.

        Escolhi fazer a análise sobre a ementa do sexto ano. A minha escolha foi baseada na concepção de que o sexto ano faz parte da transição do aluno do ciclo I no ensino fundamental para os anos finais (ciclo II). Particularmente eu me lembro que foi um momento difícil para mim, pois existe um aumento significativo no número de disciplinas e de professores e ao mesmo tempo é um período de transição para adolescência.

A BNCC separa o ensino de matemática, para todos os anos do ensino fundamental II, em cinco unidades temáticas. São elas:

  1. Números;
  2. Álgebra;
  3. Geometria;
  4. Grandezas e medidas;
  5. Probabilidade e estatística.

O conteúdo do sexto ano está compreendido entre as páginas 300 e 305. É divido conforme as cinco unidades temáticas citadas anteriormente e dentro de cada unidade temos os objetivos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas.

Na unidade temática números o professor deve apresentar o sistema de numeração decimal e os racionais com representação decimal finita, de forma que o estudante possa comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais de representação decimal finita, fazendo uso da reta numérica. Reconhecer o sistema de numeração decimal destacando as semelhanças e diferenças com outros sistemas que foram utilizados ao longo da história, de modo a destacar as principais características do sistema atual como: base, valor posicional e função do zero, incluindo a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal. Posteriormente a apresentação das operações com esses números: adição, subtração, multiplicação divisão e potenciação de números e racionais. Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”. Desta forma se retoma o estudo das frações para que o aluno seja capaz de compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes. Além de reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações e relacioná-los a pontos na reta numérica. Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade. Por fim apresenta-se o cálculo de porcentagem para o aluno, por meio de diferentes estratégias.

Em álgebra o aluno deve ser apresentado as propriedades da igualdade, de forma que o aluno consiga entender que independentemente da operação executada a relação de igualdade matemática não é alterada. Além disso deve se apresentar ferramentas para que o estudante resolva e elabore problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Na unidade de geometria deve ser introduzido o plano cartesiano e a associação dos vértices de um polígono aos pares ordenados. O aluno deve, ainda, aprender a quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides. Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos, também as características dos quadriláteros suas classificações em relação a lados e a ângulos. Deve ser apresentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com