TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre texto descritivo e narrativo

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNAS:

                                    MARIA ELIZÂNGELA SOUSA DE AZEVEDO

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA.

Atividade Complementar: Pratica Cidadã

CAMAÇARI

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL[pic 3]

ALUNAS: CAMILA DAS NEVES DA SILVA

                    IVONETE MOREIRA DA PAIXÃO

                                    MARIA ELIZÂNGELA SOUSA DE AZEVEDO

           NADIA FERREIRA DA SILVA

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA.

Atividade Complementar: Pratica Cidadã

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sociedade, Direito e Cidadania do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Leila Leandra Cesar Guevara

CAMAÇARI

2014


TEMA DO PROJETO:

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NA CRECHE ESCOLA  NOSSA SENHORA DE AMPARO

APRESENTAÇÃO

Veremos neste projeto a importância do apoio às mães solteiras, viúvas, desempregadas e a todos os pais em geral, principalmente, os de baixa renda, que necessitam de um apoio especial, já que não possuem  recursos financeiros e na maioria das vezes, são rejeitados pelos próprios parentes e não obtêm ajuda deles para que possam manter suas necessidades básicas como saúde, educação, lazer, segurança, entre outros. No entanto, essas pessoas alcançam ajuda e alívio em seus fardos, na criação e educação dos filhos enquanto trabalham ou procuram uma forma digna de se manterem para sustentar suas famílias, e é exatamente através das ações sociais e projetos existentes em sua comunidade local, que encontram refugio, porém, há uma grande necessidade de intervenção social em vários lugares, como também, na instituição visitada “ CRECHE NOSSA SENHORA DO AMPARO que já contribui com a sociedade  exercendo a cidadania e propondo melhoria de vida para a população necessitada. Porém, ainda há muito trabalho pela frente para que sejam alcançadas mais famílias e que possam desfrutar de um serviço de qualidade.

JUSTIFICATIVAS

De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros possuem seus direitos assegurados, como o direito ao lazer, ao trabalho, à saúde, à educação, segurança e o suprimento de outras necessidades básicas que tem por objetivo proporcionar a todos os indivíduos  uma vida de qualidade e digna de ser vivida, de forma igualitária a todos os cidadãos. No entanto, a realidade dos brasileiros é contraditória ao que é garantido por lei.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  “

Quando nos deparamos com  diversas ações e programas sociais do Governo Federal e de outras ações voluntarias de empresas privadas, ONG’S, outras instituições e pessoas comuns, podemos perceber o quanto a nossa Constituição brasileira ainda deixa a desejar por não cumprir totalmente com o que é garantido no papel, ou seja, na lei. Ora, se existem projetos sociais é porque certamente existem as desigualdades sociais, econômicas, raciais, etc., e ainda sim, não são suficientes para atender a uma demanda de famílias em situações de miséria, desemprego, sem acesso a educação ou quando possuem, a educação é de péssima qualidade, precariedade e caos no atendimento do SUS, entre outros. Vejamos, não é difícil entender, se todos os direitos fossem assegurados, não haveria necessidade de interveção social e nem ao menos existiria tal profissão.

OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

Observar a organização da creche comunitária “ Nossa Senhora do Amparo, ressaltar a importância da iniciativa em prestar serviços voluntários à comunidade local atendendo as famílias carentes, analisar as dificuldades financeiras e de execução de outros projetos enfrentados pela equipe corporativa da creche, detectar as dificuldades familiares e financeiras de cada individuo participante dos projetos e a possibilidade de integração de novas famílias para serem beneficiadas.

  1. Objetivos Específicos:

-Verificar as técnicas e os métodos utilizados nos projetos sociais.

- Analisar o roteiro e programação no ensino didático para as crianças       matriculadas.

-Identificar o material necessário para a aplicação das metas estabelecidas.

-Comprovar a importância das ferramentas gerenciais para a transformação do conhecimento tácito e explícito.

-Discutir sobre a necessidade do compartilhamento de conhecimento, ou seja, o conhecimento interdisciplinar.

ÁREAS  DE ATUAÇÃO 

A direção da creche comunitária tem como prioridade mães solteiras, desempregadas, viúvas e que possuem baixa renda e que precisam trabalhar, ou seja, as que possuem os maiores índices de pobreza e exclusão social que moram no bairro do Gravatá. No entanto, a instituição atende além do que foi estabelecido, abrangendo também outros territórios como: Gleba “A”,”B”,”C”, e “E” ,Piaçaveira, Camaçari de Dentro, Lama Preta, Ficam I e II, Cristo Redentor, Phoch I, II, III, Ponto Certo, Nova Vitória e Novo Horizonte.  

CARACTERISTICAS DA INSTITUIÇÃO.

A Escola Creche Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo foi fundada no dia 05 de janeiro de 1988 pela senhora Maria do Amparo, a qual tinha um sonho de criar um espaço onde pudesse abrigar crianças carentes, em período integral enquanto suas mães trabalham e auxiliar  a comunidade na formação educacional em período integral, sem fins lucrativos. O terreno onde foi construída a escola creche foi cedido pela Prefeitura Municipal de Camaçari, porém a construção da escola foi realizada pela fundadora da ONG juntamente com sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (654.5 Kb)   docx (800.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com