TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Fundamentos de Química

Por:   •  10/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos de química

Relatório descritivo referente a prática:

Teste de chamas / Teste de condutividade elétrica

Estudantes: Alefy Alves da Silva, Cristiano da Costa Silva

Semestre/ano: 1° / 2023

Maceió-AL

25/08/2023 

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        METODOLOGIA        4

3.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

4.        CONCLUSÃO        9


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Bohr que foi responsável por aprimorar o modelo atômico de Rutherford que descobriu a natureza nuclear dos átomos. De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade de energia absorvida e bem definida que é equivalente à diferença energética entre as camadas. E quando um elétron está no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de frequência característica do elemento desse átomo. Bohr então propõe que o átomo só pode perder energia em certas quantidades discretas e definidas, e isso sugere que os átomos possuem níveis com energia definida. Essas teorias de Bohr hoje são comprovadas a partir de cálculos e experimentos e entre eles está o teste da chama.

A condutibilidade elétrica é a capacidade de uma determinada solução, em meio aquoso, conduzir corrente elétrica. Para se analisar essa condutibilidade realizou-se experimentos com diferentes soluções que receberiam uma corrente elétrica demostrando assim se são substâncias iônicas ou moleculares.

  1. METODOLOGIA

Materiais:

Béquer, Fios de cobre, Palitos de fosforo, Espátula, Leds

 Tesoura, Fonte, fita isolante, Vidro de relógio, Algodão, Placa de petri.

Reagentes:

 Sulfato de cobre (CuSO4(s)), Cloreto de potássio (KCl(s)), Etanol, Água destilada, Água (H2O), Carbonato de cálcio (CaCO3), Zinco (Zn(s)), Sacarose (C12H22O11).

  1. PROCEDIMENTOS

  1. Parte 1. Teste de Chamas

Preparamos uma solução dos sais de CuSO4 e NaCl, com concentração de 0,05g, e medimos no balão volumétrico 50mL de água destilada que usamos como solvente. Em seguida utilizou-se maços de algodão nas soluções até encharcar e foi transferido o algodão para o vidro de relógio e deixamos secar com ajuda do agitador magnético. Após a secagem foi utilizado o Fósforo e algumas gotas de etanol para queima das soluções.

  1. Parte 2. Teste de Condutividade

Foram separadas três placas de petri, 1 com NaCl, outra com Sacarose a terceira com um metal inoxidável (O inox é uma liga metálica composta por elementos como carbono, ferro, níquel e cromo, sendo esse último a chave para o seu grande diferencial: a resistência à oxidação.)

Também foram separados três Béquer 50mL com as seguintes substâncias, H2O + NaCl, H2O + C12H22O11 e água destilada.


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Parte 1. Teste de chama 

Preparamos uma solução dos sais de CuSO4 e NaCl, com concentração de 0,05g, e medimos no balão volumétrico 50mL de água destilada que usamos como solvente.

[pic 1][pic 2]

Figura1: Soluções de CuSO4 e NaCl

Em seguida utilizamos maços de algodão nas soluções até encharcar e transferimos o algodão para o vidro de relógio e deixamos secar com ajuda do agitador magnético.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (314.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com