TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho saberes quimicos escolares

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

                                  SABERES QUÍMICOS ESCOLARES

                                                      -THE COCONUT REVOLUTION-

Participantes: Cristiano Lopes, Maria Laura do Nascimento e Talita Valverde.

NOSSAS IMPRESSÕES:

Associamos o documentario “ The Coconut Revolution” à Guerra do Vietnã e também aos saberes populares de uma determinada região.

        A guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975.As batalhas ocorreram no Vietnã do norte (lado comunista),e no Vietnã do sul que  possuia como aliado uma superpotencia que era os EUA,portanto era o lado capitalista do Vietnã.

       A relação entre os dois Vietnãs,em função das divergências políticas e ideológicas,era tensa no fial da década de 1950.Em 1959,o lado comunista do Vietnã(norte) atacou uma base norte-americana do lado sul (capitalista) do Vietnã.Esse fato deu inicio a guerra.

       Os vietnamitas do lado norte utilizaram tecnicas de guerrilha e conhecimentos do seu territorio para a guerra enquanto os EUA se empenhou em utilizar armamento modernos para essa guerra.
No documentário assistido, isso fica claro quando é mostrada a importancia dos saberes populares para a população do local vencer a guerra contra a mineradora. Em vez do enfraquecimento esperado pelo governo de Papua Nova Guiné, os bougainvilleanos buscaram soluções alternativas na natureza local. O documentário mostra como eles produziram uma agricultura independente, energia elétrica a partir da água e combustível através do coco - daí vem o nome "Revolução dos Cocos". Peça chave nas estratégias de sobrevivência elaboradas pelos nativos (como bebida, medicamento, acessório para cozinhar e limpar armas e até para causar doenças no inimigo, e acessórios como bolsas feitas da folha do coco), o coco foi utilizado também como fonte para movimentar os veículos, por meio de um processo que o transforma em óleo combustível. O mais animador nessas iniciativas é que são limpas do ponto de vista ecológico. A necessidade obrigou a população a usar sua inventividade para sobreviver, a partir do que o ambiente local oferecia.

Tentando mostrar de uma forma mais clara a comparação acima que fizemos, selecionamos um vídeo dado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=_z34jUnqdSo que mostra um tipo de armadilha típico da cultura dos Vietnamitos para atacar os americanos. Colocamos também abaixo a imagem dos Vietnamitos se defendendo em canoas fabricadas por eles mesmos.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com