TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Unidade: A importância do laboratório de química no processo de Ensino e Aprendizagem

Por:   •  26/11/2019  •  Artigo  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Tutor: Carlos Henrique Soares Ribeiro

Título da Unidade: A importância do laboratório de química no processo de Ensino e Aprendizagem.

Atividade Reflexiva

  1. Ao realizar estudos experimentais, o estudo de caso         investiga um fenômeno dentro de um determinado contexto da vida real, notadamente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão nitidamente determinados. No estudo de caso        há mais variáveis de interesse do que pontos de dados, e consequentemente baseia-se em várias fontes de evidência. Não há embasamento satisfatório para a generalização científica. Como menciona Hodson (1998), a especulação teórica é início para a experimentação, mas isso não significa que a mesma seja sempre verídica. Contudo, com um maior desenvolvimento do campo conceitual, os experimentos podem ajudar na construção da teoria, e essa determinará os tipos de experimentos que podem ser feitos. Ainda que o objeto de discussão seja um único estudo de caso, é consenso entre vários trabalhos científicos na literatura, a inegável importância dos laboratórios de aulas práticas no exercício da didática.

  1. Particularmente, já esperava que a resposta dos alunos respaldasse a eficácia do laboratório de química. Há um consenso entre os grandes escritores da didática, que a experimentação e contextualização da teoria é fundamental para a assimilação de conteúdos que tendem a ser mais abstratos. Krasilchik (2008), por exemplo, defende que, em meio às modalidades didáticas existentes, dentre as quais menciona aulas expositivas, demonstrações, excursões, discussões, aulas práticas e projetos –  como formas de se vivenciar o método científico –  as aulas práticas e projetos sejam os mais apropriados.

  1. Em minha prática docente que ocorreu até meados deste ano, onde atuei em uma turma do EJA, busquei contextualizar o conteúdo lecionado, trazendo maquetes elaboradas por mim de modelos atômicos e circuitos elétricos, além de associar e exemplificar situações cotidianas que os alunos viviam com o conteúdo abordado. Deste modo, conseguia uma maior atenção dos alunos, que passaram a enxergar a enorme utilidade da Física em suas vidas.

Referências Bibliográficas

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Acesso em 21 nov., 2019, < http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/75-7560.htm>.

Krasilchik, M. (2008). Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de

São Paulo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com