TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO


Veronica

SOLUBILIDADE

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

FRANCISCO BELTRÃO

2019

  1. Introdução

Chamamos de solubilidade, a capacidade de uma substância se dissolver em outra. Cada substância sólida – soluto –  tem uma quantidade máxima que pode ser dissolvida em cada líquido – solvente. A dissolução do soluto no solvente acontece quando ocorre a interação entre as moléculas de cada um deles. Por exemplo, quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions da substância são atraídos pelo lado negativo da molécula da água, e os ânions pelos lados positivos. Este processo recebe o nome de hidratação. (PETRIN, Natália)

A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal. Como ocorre? As moléculas de água (solvente) penetram entre as partículas do soluto, que pode ser um sal, açúcar, etc. Quando penetram na partícula, as moléculas de água promovem a separação das partículas, dissolvendo-as. A mistura formada é chamada de solução. (AMABIS, José Mariano)

No entanto, a maioria dos compostos orgânicos não se mistura com a água porque são apolares. Um exemplo ocorre quando alguém suja as mãos com graxa, que é um composto orgânico apolar. Não adianta tentar limpá-las com água, a graxa não sairá, porque ela não se dissolve na água. A graxa é removida quando a dissolvemos com gasolina, que também é um composto orgânico apolar. Embora os solutos apolares se dissolvam melhor em solventes apolares e vice-versa, existem exceções, como ocorre com a gasolina, que é apolar e se dissolve muito bem no etanol, que é polar. Assim, o mais correto é considerar a solubilidade em termos de intensidade das forças intermoleculares. A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente. O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH. (ROCHA, Jennifer)

O etanol, também chamado de álcool etílico (C2H5OH), é uma substância pura, constituída por uma molécula formada por dois átomos de carbono, cinco de hidrogênio e um grupo hidroxila. Existem dois tipos de etanol: o anidro e o hidratado. A diferença entre ambos se deve apenas à concentração de água em sua composição. O anidro tem o teor de água equivalente a 0,5%, enquanto o hidratado apresenta teor de 5%. O processo industrial usado convencionalmente produz o etanol hidratado, que é vendido nos postos de combustíveis para ser usado em veículos automotores. Já a produção do etanol anidro requer um procedimento adicional e específico para a retirada do excesso de água. Uma diversidade de espécies vegetais pode ser usada para a produção de etanol. No Brasil, o material mais utilizado é a cana-de-açúcar, apresentada também como uma alternativa para a geração de eletricidade a partir do resíduo em forma de bagaço. Cada tonelada de cana-de-açúcar produz 140 kg de bagaço de cana. (Autor desconhecido)

O n-butanol é um solvente orgânico, miscível em quase todos os solventes orgânicos, e com relativa solubilidade em água. Suas principais aplicações são na produção de plastificantes, indústria de tintas e vernizes, acetatos e acrilatos. Encontra aplicação também na fabricação de éteres glicólicos, perfumes, intermediários para detergentes e antibióticos. Mercados & Aplicações: Química Industrial: Aditivos para lubrificantes; Home & Personal Care: Matéria-prima para Tensoativos, Detergentes, Indústria de Cosméticos, Aromas e Fragrâncias. Agroquímica: Químico essencial para Defensivos, com Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas entre outros. Vestuário & Calçadista: Matéria-prima de Ésteres Plastificantes utilizados na produção de Couro Sintético Vinílico e Laminados.  Paints & Coatings: Utilizado na fabricação de Solventes, Acrilatos, Acetatos, Éteres, Tintas e Vernizes. (Autor desconhecido)

O querosene é um hidrocarboneto líquido obtido através da destilação fracionada do petróleo. Esse combustível passou a ser produzido em escala industrial em 1859, quando Edwin Drake descobriu petróleo em Tutsville, nos Estados Unidos, e, através da instalação de uma refinaria rudimentar, fabricava o querosene. Muito utilizado na iluminação residencial, o querosene foi o derivado mais importante do petróleo até 1911, quando ocorreu a popularização dos automóveis com motores a gasolina. Somente em 1939, com o desenvolvimento dos aviões de propulsão a jato, o querosene voltou a ser amplamente utilizado como combustível. Além de combustível de aeronaves a jato e iluminação residencial, o querosene também pode ser empregado como solvente, combustível de fogões portáteis e produto de limpeza. É importante ressaltar que esse combustível é inflamável, havendo a necessidade de armazená-lo em locais adequados. Outra característica do querosene é que ele é apolar, ou seja, não é solúvel em água. (FRANCISCO, Wagner de Cerqueria)

  1. Objetivo

Verificar a solubilidade das substâncias químicas e sua relação com a polaridade.

  1. Materiais e Métodos
  • Materiais
    Béquer 50mL;

Tubo de ensaio;

Pipeta graduada de 10mL;

Espátula;

  • Reagentes
    Água destilada;

Etanol;

1-butanol;

Querosene;

  • Métodos

Separados 6 tubos de ensaio para cada amostra e 4 béqueres para cada reagente, colocou-se primeiramente, em béqueres distintos, alguns mL de cada reagente, sendo eles água destilada, etanol, 1-butanol e querosene. Depois enumeraram-se os tubos de ensaio de 1 a 6, adicionando neles os devidos reagentes para fazer o teste de solubilidade de cada um. No tubo de ensaio 1, assim enumerado, adicionou-se 3mL de água destilada mais 1mL de etanol. Depois, no tubo de ensaio número 2, 3mL de água destilada mais 1mL de 1-butanol. Em seguida, no terceiro tubo de ensaio, 3mL de água destilada mais 1mL de querosene. Após, no tubo de ensaio 4, 3mL de etanol e mais 1mL de 1-butanol. Em seguida, no tubo de ensaio 5, 3mL de etanol mais 1mL de querosene. E por fim, no tubo 6, 3mL de 1-butanol mais 1mL de querosene. Fazendo as devidas anotações obteve-se os resultados descritos a seguir neste relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (294.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com