TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DA BALANÇA E TÉCNICAS DE PESAGEM

Por:   •  21/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 7

USO DA BALANAÇ E TÉCNICAS DE PESAGEM.

1. INTRODUÇÃO:

Quase toda análise química envolve uma operação de pesagem, tanto para medir a quantidade de uma amostra, como para preparar soluções-padrão. Em química analítica trabalha-se com massas de ordens muito pequenas, da ordem de poucos gramas até alguns miligramas ou menos.

Na realidade, trabalha-se com massas, e não com pesos. O peso de um objeto é a força exercida sobre ele pela atração gravitacional da Terra. Esta força difere em distintos locais da Terra. A massa, por outro lado, é a quantidade de matéria da qual o objeto é composto, e não varia.

2. OBJETIVO:

Ambientar a manipulação adequada da balança, tal como conhecer sua estrutura, precisão, cuidados, tara, fatores que interferem na sua fidelidade, etc. e efetuar o treinamento da técnica de pesagem de precisão através da balança.

3. PARTE EXPERIMENTAL:

3.1. PESAGEM

      a) Reagentes e Materiais:

  • Balança
  • Vidro de Relógio
  • Espátula
  • Cloreto de Zinco (ZnCl2)
  • Cloreto de Lítio (LiCl)
  • Cloreto de Sódio (NaCl)

b) Procedimentos:

Usando a balança, pesaram-se diferentes medidas de massa, fazendo-se distinção entre as substâncias.

Ao ligar a balança, é observado os devidos procedimentos de segurança e é certificado que a balança está limpa e nivelada. Observar-se, também, se ela está zerada.

O próximo passo é pesar o vidro de relógio no qual será colocada a amostra e tarar(zerar) a balança, com o peso do vidro de relógio.

Com o auxílio de uma espátula, despejam-se, gradualmente, as substâncias a serem pesadas, sobre o vidro de relógio, e faz-se sucessivas pesagens até que se encontre a medida de massa no valor pedido (1g).

c) Resultado e discussão: 

Após colocar 1g de Cloreto de Zinco (ZnCl2) na balança, foi observado que após alguns segundos o peso variou para 1,01g e em aproximadamente 1(um) minuto, para 1,03g. Isso se dá devido ao Cloreto de Zinco ser uma substância higroscópica(absorve a umidade do ar).

Retirado o vidro com o Cloreto de Zinco, foi pesada outra substância, o Cloreto de Lítio (LiCl), no qual, realizado o mesmo procedimento,  não apresentou variação no seu peso.

Por último foi pesada a substância do Cloreto de Sódio (NaCl) que, passados aproximadamente 1(um) minuto, apresentou variação do seu peso e ficou com 1,03g, provalvelmente por alguma disfunção da balança.

4. CONCLUSÃO

Dadas as observações, são vários fatores que podem interferir em uma análise volumétrica. A limpeza do equipamento é elemento importante. Deve estar seco, livre de qualquer impureza. Ao manusear os equipamentos, deve se enrolar uma folha de papel seco em volta a fim de que a umidade da mão não passe para a vidraria.

A temperatura é fator importante também, devem-se levar em conta possíveis variações, pois haverá diferenças de volume, observar a tolerância de acordo com a classe usada. A balança que for usada deve ter maior precisão possível quanto ao número de casas após a vírgula. Nos experimentos feitos essa precisão foi de quatro casas.

        VIDRARIAS PARA MEDIDAS DE VOLUME.        

1. INTRODUÇÃO:

A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos, normalmente as mais usadas são o mililitro, ou centímetro cúbico, e o litro, ou decímetro cúbico.

Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.

Qualquer um desses instrumentos tem algumas informações importantes, tais como: volume máximo; graduação da escala; tolerância (limite máximo do erro); traço de referência; temperatura de calibração (normalmente, 20°C). Também pode ter erros devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração, provocadas pela variação de temperatura; calibração imperfeita do aparelho; erros de paralaxe.

Dentre todos os erros descritos, os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, sempre pela parte inferior do menisco.

2. OBJETIVO:

Aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de volumes aproximadas e precisas.

3. PARTE EXPERIMENTAL:

3.2. VIDRARIAS PARA MEDIDAS DE VOLUME

  1. Reagentes e Materiais:
  • Becker 50ml
  • Erlenmeyer 50ml
  • Proveta Graduada 50 ml
  • Pipeta Volumétrica 25 ml
  • Pipeta Graduada 25ml
  • Água destilada
  1. Procedimentos:

1- Mediu-se 50 ml de água destilada em um Becker e o transferiu para o erlenmeyer. Verificou-se o erro na escala. Transferiu-se para a proveta graduada e fez-se a leitura do volume. Verificou-se que houve uma variação de 50ml para 47ml.

2- Mediu-se 50 ml de água destilada na proveta graduada e o transferiu para um Becker. Verificou-se que não houve erro na escala. Depois, transferiu-se para o erlenmeyer. Verificou-se a precisão.

3- Pipetou-se 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferiu-se para a proveta. Comparou-se a precisão das escalas, onde não houve variação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com