TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidades no Mundo

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Programa de Mestrado em Química Aplicada

Disciplina: Estágio de Docência

Pesquisa Universidades

  • Qual a universidade mais antiga do mundo?

A universidade considerada mais antiga do mundo é a Universidade de Al-Karaouine.a Universidade localizada em Fes, no Marrocos, fundada em 859 d.C. por Fatima al-Fihri. A Universidade de Al-Karaouine ficou reconhecida por estudos em ciências naturais, apenas em 1957 que a Universidade começou a ofertar cursos de matemática, física, química e línguas estrangeiras.

No modo tradicional como temos atualmente a universidade de Bologna na Itália em 1808.

  • Quando as universidades surgiram no Brasil?

As universidades iniciaram no país em pouco mais de 100 anos com a inauguração da Universidade Federal do Paraná em 1912, mas enquanto a UFPR era criada, pelo mundo já existiam Universidades com mais de mil anos de funcionamento. A próxima Universidade a surgir foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que foi criada em 1920, que reunia os cursos superiores da cidade, a saber: a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito - que surgira a partir da fusão da Faculdade Livre de Direito e da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. A USP (Universidade de São Paulo) foi criada apenas em 1932 após a Revolução Constitucionalista.

  • Qual a universidade mais antiga do Brasil?

Considera-se que a universidade mais antiga do Brasil é a Universidade Federal do Paraná (UFPR) que iniciou suas atividades pouco mais de um século atrás no ano de 1912.

Referências

História do Ensino Superior. Disponível em: http://universidades.universia.com.br/universidades-brasil/historia-ensino-superior/. Acesso em: 02 mai de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com