TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDRO, CARACATERÍSTICAS, GRUPOS, COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES

Por:   •  10/10/2016  •  Seminário  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FATEC COTIA[pic 1]

PROCESSOS DE PRODUÇÃO – VIDRO

Manoel Batista do Nascimento Jr – RA: 2670771413014

        

COTIA-SP

Maio / 2016

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Propriedades físicas do vidro mais utilizadas na construção.        

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Vidro Monolítico        

Figura 2 - Vidro temperado        

Figura 3 - Vidro Laminado        

Figura 4 - Vidro Insulado        

Figura 5 - 3Rs        

        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

3.        BREVE HISTÓRICO DO VIDRO        

4.        CARACATERÍSTICAS, GRUPOS, COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES        

4.1 CARACATERÍSTICAS        

4.2 GRUPOS        

4.3 COMPOSIÇÃO        

4.4 PROPRIEDADES        

4.4.1 Propriedades físicas        

4.4.2 Propriedades mecânicas        

5.        TIPOS DE VIDROS        

5.1 VIDRO MONOLÍTICO        

5.2 VIDRO TERMOENDURECIDO        

5.3 VIDRO TEMPERADO        

5.4 VIDRO LAMINADO        

5.5 VIDRO INSULADO        

5.6 FIBRA DE VIDRO        

6.        RECICLAGEM, RETORNO E REUTILIZAÇÃO        

6.1 RECICLAGEM        

6.2 RETORNO        

6.3 REUTILIZAÇÃO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

Hoje no mercado podemos observar uma variedade enorme de vidros para as mais variadas aplicações tais como: construção civil, automobilístico, embalagens, fibra de vidro, vidros térmicos entre outras aplicações.

        O vidro é utilizado em quase todas as áreas de conhecimento humano, em algumas áreas o vidro tem se destacado, tanto na engenharia quanto na arquitetura os profissionais da área terão uma gama enorme de material para escolher, materiais esses que possam fazer a diferença no projeto, no custo e nas questões que impactem positivamente ao meio ambiente.

        Este estudo tratara de forma clara e objetiva as questões relacionadas ao vidro, como, tipos de vidros, aplicações, características, propriedade, funções entre outras.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O tema relacionado ao vidro de forma genérica tem uma infinidade de material disponível, podemos encontrar esses materiais de diversas maneiras entre eles livros, artigos, revistas, monografias e sites específicos, porém por se tratar de um tema abrangente e que tem um leque “infinito” de variações, foi encontrado dificuldades para definir o fio condutor e a linha de raciocínio que esse estudo iria tomar, mas ao pesquisar minuciosamente sobre alguns assuntos relacionados ao vidro foi, percebeu-se a dificuldade de encontrar conteúdos mais técnicos.

Está disponível também uma enorme variedade de tipos de vidro, porém esse estudo tratou por relatar apenas os principais e mais utilizado de forma a não torna a pesquisa exaustiva e fragmentada.

 Buscamos tratar um pouco sobre a historia do vidro, alguns aspectos mais técnicos porem não tão profundo, os principais tipos de vidro e um pouco sobre sua reciclagem.

De acordo com Akerman (2012) os egípcios e os fenícios disputaram por muito tempo a detenção da invenção do vidro, segundo alguns historiadores os primeiros relatos a respeito do vidro datam 5000 a.c.

Sobre os dados mais técnicos buscamos relatar os informações de forma genericamente, pois por se tratar de uma infinidade de tipos de vidro cada tipo teria suas especificações, portanto seria difícil retratar de forma precisa todas as características, propriedades e composições, mas quando abordado de forma geral, tratando apenas os principais tipos o conteúdo fica mais especifico.

Em relação à pesquisa sobre reciclagem, retorno e reaproveitamento do vidro podemos afirmar de forma categórica que é o assunto mais abrangente e mais fácil de encontrar. Segundo Dias e Cruz (2009) quando de trata em reciclagem do vidro temos que destacar não só a forma de reciclagem, mas os 3Rs que trata da reciclagem, retorno e reutilização do vidro.

  1. BREVE HISTÓRICO DO VIDRO

Os primeiros registros sobre a descoberta do vidro são datados em 5000 a.c segundo os historiadores, mercadores fenícios descobriram o vidro acidentalmente ao acenderem uma fogueira na beira da praia, sobre a qual apoiaram a trona objeto de nitrato de sódio para segurar suas panelas, ao acordarem perceberam que o nitrato de sódio havia se fundido com a a areia da praia formando um liquido transparente.  

Em 100 a.c os romanos utilizavam a técnica de sopro em moldes para confeccionar janelas.

 Em 300 d.c O Imperador Constantino passou a cobrar tributos aos fabricantes de vidro, pelo fato do vidro ter se tronado algo lucrativo para economia da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (70.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com