TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e Desvantagens do uso e produção do Biodiesel

Por:   •  8/10/2015  •  Artigo  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 12

O BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA

2. 1 O biodiesel no mundo

Atualmente as fontes não renováveis, como gás natural, carvão mineral e, principalmente o petróleo constitui a principal matriz energética mundial. Em virtude de su¬cessivos aumentos no preço do petróleo após a crise energética na década de 70, tornou-se de suma importância o desenvolvimento de uma matriz energética sustentável, baseada em combustíveis alternativos renováveis. (MARQUES et al, 2010).

Outro fator que tem intensificado as discursões sobre a atual matriz energética mundial foi crescente instabilidade política em países do Oriente Médio, importante fornecedora de petróleo do mundo. Tensões decorrentes dos movi-mentos contra governos autoritários naquela região têm conduzido à instabilidade no fornecimento de petróleo por esses países. Não podemos deixar de frisar também, a redução nas expectativas quanto à possibilidade de intensificação do uso da energia nuclear, devido os riscos associados a um acidente nuclear de grandes pro¬porções, um exemplo a se citado foram catástrofes naturais ocorridas no Japão em março de 2011. (FRANCO et al, 2013).

Essas questões econômicas associadas à queima de combustíveis fósseis também têm contribuído para colocar a humanidade frente à necessidade de novas fontes energéticas. Antes mesmo do diesel de petróleo, os óleos vegetais foram testados e utilizados como combustíveis nos motores do ciclo diesel. Por razões tanto econômicas quanto técnicas, estes deram lugar ao diesel de petróleo. O baixo preço e a oferta dos derivados de petróleo, na época, influenciaram decisivamente na escolha pelo diesel mineral. (LÕBO, FERREIRA, CRUZ, 2009).

Os combustíveis oriundos da biomassa, como o biodiesel e o álcool, com capacidade de substituir parte dos combustíveis veiculares, constituem outra inserção energética na Era do Petróleo. A ideia de aproveitar óleos vegetais para alimentar veículos não é nova. Rudolf Diesel, o pai do motor a diesel, propôs a utilização do óleo de amendoim como combustível há cerca de 100 anos, quando apresentou em Paris o projeto que o imortalizou. (MOTHÉ et al, 2005).

O óleo mineral tornou-se o combustível para esse tipo de motor desde o início do século XX, devido ao seu menor custo e a melhores propriedades físico-químicas em comparação com os óleos vegetais. (NORO et al. p. 14, 2012).

O Biodiesel ressurgiu mundialmente como uma alternativa promissora aos combustíveis derivados do petróleo, sendo que, sua característica renovável chamou a atenção tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento, como o Brasil que por sua vez incentivou a produção e o uso de Biodiesel, visando, sobretudo, a geração de empregos, renda, inclusão social e a diversificação da matriz energética. O Biodiesel é uma realidade em várias partes do mundo. Países como Estados Unidos, Malásia, Japão, Austrália, Alemanha, França e Itália já produzem Biodiesel comercialmente e em escala industrial. (NORO et. al., 2012).

2.2 O biodiesel no Brasil

O Brasil é um País de destaque no cenário mundial de biocombustíveis. Pela sua imensa extensão territorial associada às excelentes condições climáticas, é considerado um paraíso para a produção de biomassa para fins alimentares, químicos e energéticos. O país tem em sua geografia grandes vantagens agrônomas, por se situar em uma região tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas médias anuais. Associada a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, torna-se o país com maior potencial para produção de energia renovável. (NORO et. al., 2012).

No Brasil, “biocombustível” é definido como a “substância derivada de biomassa renovável, tal como biodiesel, etanol e outras substâncias estabelecidas em regulamento da ANP, que pode ser empregada diretamente ou mediante alterações em motores à combustão interna ou para outro tipo de geração de energia, podendo substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil” (BRAGA, BRAGA,p.754, 2012).

A lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005, introduzi-o o biodiesel na matriz energética no Brasil determinando a sua obrigatoriedade de uso em mistura com o diesel fóssil na proporção de 2% a partir de 2008 e de 5% a partir de 2013. A mesma lei instituiu a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que, entre outras atribuições, é responsável pela especificação do biodiesel. (MARQUES et. al., 2012).

Em 2005, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou o Programa Nacional de Agroenergia e o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, que preveem a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis, decretando também uma lei que determina a adição de biodiesel ao óleo diesel derivado do petróleo. (MARQUES et. al.,p. 980, 2012).

Um ano antes, ANP já havia especificado, através da Resolução 42, propriedades para o biodiesel comercializado no país bem como as técnicas analíti-cas para a sua caracterização. Entre as propriedades, essa Resolução determinava a quantificação do teor de ésteres graxos, isto é, a pureza do biodiesel, sem, entretanto, fixar valor mínimo. O método cromato¬gráfico com padronização interna e calibração por um ponto, descrito na norma europeia EN14103, foi adotado como técnica quantitativa. (MARQUES et. al., 2012).

De acordo com Oliveira, Suarez e Santos (2008) ao longo dos últimos anos, vem se desenvolvendo o PROBIODIESEL, por meio de ações integradas entre instituições de tecnologia, ensino e pesquisa, e empresas e associações direta ou indiretamente ligadas ao tema, sob a forma de grupos de trabalho que integram a chamada Rede Brasileira de Biodiesel. Esse programa tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das tecnologias de produção e avaliar a viabilidade e a competitividade técnica, sócio - ambiental e econômica do biodiesel para os mercados interno e externo, bem como de sua produção e distribuição espacial nas diferentes regiões do país.

A produção do biodiesel no Brasil apresenta-se de forma vantajosa, como uma forma de gerar empregos, fortalecer o setor industrial, principalmente nas regiões norte e nordeste. Além disso, o Brasil apresenta vantagens em relação a outros países devido ao solo e clima favoráveis à produção de uma grande variedade de matéria-prima. (LINDEMANN et al, 2009).

2.3 O Biodiesel: Principais matérias - primas para sua produção.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com