TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria de Neutralizacao

Por:   •  4/4/2016  •  Artigo  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 6

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

 Palavras Chave: Química, volumetria, neutralização, titulação.

Resumo

        Ao estudar os princípios da volumetria de neutralização, foram realizados experimentos para aplicar a técnica de padronização a duas soluções, o biftalato (KHC8H4O4), e de ácido clorídrico (HCl) 1,0mol/L, onde foram padronizadas com o hidróxido de sódio (NaOH) 0,5mol/L, e tomar conhecimento das concentrações das soluções padrões. Ao utilizar a fenolftaleína foi observado a mudança de coloração, que tornou possível comparar os valores encontrados em laboratório com os que foram ensinados em sala, facilitando assim, concluir a partir dos experimentos, ao analisar o processo das duas soluções que é possível encontrar o ponto final. A titulação foi concluída ao perceber que a quantidade de íons OH- ficou igual a quantidade de íons H+.

Introdução

        O método de titulação ácido-base (ou neutralização) consiste em um processo entre um ácido e uma base onde é reconhecido pela combinação de íons de hidrogênio e hidróxido com formação de água na reação. Este processo é utilizado para determinar a concentração de uma determinada quantidade de solução através de volumes medidos a partir do processo de titulação da solução.
A titulação é a operação característica de análise volumétrica, e funciona com a reação de um volume conhecido de uma amostra e com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida, determinada de solução padrão, que é identificada pela mudança sutil na cor do indicador.

O indicador de pH é um corante solúvel em água cuja cor vai depender do pH e a mudança instantânea de sua cor é a resposta do corante a mudança de pH da solução. (ATKINS, 2006)

Para identificar a neutralização total de uma solução, utilizam-se indicadores de pH, como por exemplo a fenolftaleína, que muda a coloração da solução para a cor rosa se estiver em meio básico. Essa mudança de cor determina o ponto final do processo, com o volume do reativo consumido, através da graduação da bureta, e a solução finalmente neutralizada. A escolha desse indicador é a partir da variação do pH em torno do ponto de equivalência.

No ponto final ou de equivalência de uma titulação ácido-base é sinalizado por uma mudança de cor do indicador ácido-base. É importante salientar que o indicador é usualmente um ácido ou uma base que nas formas ionizada e não ionizada apresenta diferentes cores. Isso se dará ao pH da solução em que o indicador é dissolvido. (CHANG, 1994)
O processo de volumetria de neutralização ocorre nas seguintes etapas:
1) Separam-se as duas soluções que serão misturadas no processo.
2) É colocada a fenolftaleína na solução a ser neutralizada.
3) As duas soluções são misturadas lentamente para que o ponto de viragem seja observado e a mistura seja interrompida com precisão.
4) Então, determina-se o volume consumido da solução padrão, e o volume que a solução neutralizada consumiu.
Na titulação de ácido forte - base forte, de início, há uma queda lenta do pH, e quando o ponto estequiométrico se aproxima, ocorre um decréscimo repentino do pH passando pelo valor sete, nesse ponto o indicador muda de cor. As titulações terminam normalmente nesse ponto. (ATKINS, 2006)
A prática foi realizada com o objetivo de conhecer o princípio da volumetria da neutralização e verificar, experimentalmente, a concentração de uma solução padronizada.

Experimental

Parte I - Padronização de uma solução NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de potássio, (KHC8H4O4).

Materiais e reagentes:

  • Biftalato de potássio
  • Erlenmeryer
  • Água destilada
  • Fenolftaleina
  • Bureta
  • Solução de NaOH 0,5mol/L

Fluxograma parte I - Padronização de uma solução NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de potássio, (KHC8H4O4).[pic 1]

Parte II – Padronização de uma solução HCl 1,0M

Materiais e reagentes:

  • Biftalato de potássio
  • Erlenmeryer de 125 mL
  • Fenolftaleina
  • Bureta
  • Solução de HCl 1 mol/L

Fluxograma parte II – Padronização de uma solução HCl 1,0M


[pic 2] 

Resultados e Discussão

PARTE I - Padronização de uma solução NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de potássio, (KHC8H4O4).

 
Quando não sabemos a concentração aparente de uma substância, não conseguimos saber o volume da solução padrão. Quando isso acontece é necessário usarmos o método da titulação. A titulação determinará, usando a equivalência química, qual a concentração aparente.

TABELA 1. Massa do biftalato (mbif), volume de

NaOH e molaridade de NaOH e do bifitalato

ERLENMEYER

mbif (g)

VNaOH (mL)

MNaOH

1

1,1610                

13,49

0,4210

2

1,178

13,61

0,4185                      

3

1,3300                    

15,55

0,4244

MNaOH =

0,4213

 No experimento, foi preparada uma solução onde havia biftalato de potássio e depois aplicado água destilada para que ocorresse a dissolução do sal. Como a concentração aparente era desconhecida, foi usado o método da titulação, onde foi adicionado o indicador (neste caso a fenolftaleína).  Logo após, foi adicionado o NaOH em uma bureta e a titulação foi iniciada. Depois de um tempo aplicando o NaOH notou - se que a solução mudou para uma coloração rósea, mostrando o ponto de viragem (ponto no qual a solução está alcalina/básica) , concedendo então o volume necessário para ser calculado a concentração aparente da solução. Como o valor da massa do biftalato de potássio (KHC8H4O4) é um valor padrão, foi encontrado o volume do NaOH, obtendo-se a concentração da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com