TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Átomos multiatômicos

Por:   •  18/1/2016  •  Seminário  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICE

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQ

REAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÂNIONS - PARTE II

MANAUS

2015

IAGO BRUNO PACHECO FERREIRA – 21453635

JACKELINE GUIMARÃES OLIVEIRA – 21454702

LOUISE VITÓRIA MELO DA SILVA – 21550262

WILLAMMY COSTA DE SOUSA - 21453634

REAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÂNIONS - PARTE II

[pic 2]

MANAUS

2015

RESUMO

INTRODUÇÃO

O método de análise de ânions não é tão sistemático comparado aos dos cátions , todavia se consegue separá-los em grupos de acordo com a solubilidade dos sais de certas substâncias: prata, cálcio, bário e zinco, por exemplo. Sendo as reações de precipitação uma parte importante do estudo, pois, dependendo da natureza do ânion ele será solúvel ou insolúvel , podendo ou não formar precipitado e assim será feita a análise. (VOGEL ,1981)

O íon oxalato é o ânion do ácido oxálico, diácido de força media, que livre é uma substancia branca que cristaliza com duas moléculas de água, podendo ser bem dissolvido nela. Sob forte calcinação pode ser decomposto em água, monóxido e dióxido de carbono. Entre os sais de deste ácido apenas os oxalatos dos metais alcalinos e do magnésio são solúveis, os outros são pouco solúveis na água, mas dissolvem-se nos ácidos minerais.( ALEXÉEV,1983)

Nesta prática para a identificação do ânion oxalato foi utilizado solução saturada de oxalato de amônia, adicionando soluções de ácido acético 6 M e cloreto de cálcio. Os íons cálcio do cloreto precipitam os íons de oxalato que demonstram um precipitado branco (oxalato de cálcio) , que é solúvel em ácidos minerais , mas insolúvel no ácido acético.( ALEXÉEV,1983)

Ainda no terceiro grupo de ânions, o íon nitrato é o ânion do ácido nítrico, este sendo um oxidante muito forte capaz de oxidar um grande número de redutores   , por este motivo o ácido nítrico é utilizado em análise para dissolver numerosos sulfuretos e diferentes metais e ligas , insolúveis em ácido clorídrico e sulfúrico. A redução do ácido nítrico gera os óxidos nítrico e o dióxido de azoto. O ácido cítrico tem como sais os nitratos solúveis em água (com exceção dos sais básicos de bismuto e de mercúrio) assim como os sais de algumas bases orgânicas.( ALEXÉEV,1983)

Foi utilizado , na identificação do ânion nitrato solução de nitrato de prata adicionando solução de ácido sulfúrico e limalha de cobre metálico .

OBJETIVOS

A partir do uso sistemático com certas especificações de procedimentos pode-se observar a presença ou a ausência desses íons assim como separar estes para análises futuras. Tem-se como finalidade neste relatório fazer a análise qualitativa sistemática com reações dos ânions oxalato e nitrato pela sistemática do grupo 3

PARTE EXPERIMENTAL

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Oxalato (C2O42-)

Foi utilizada uma solução iônica contendo C2O42-, 1 mL, mais 1 mL de acido acético (CH3COOH) 1 mol/L e 1 mL de Cloreto de Cálcio (CaCl2) 0.1 mol/L em um tudo de ensaio, formando um precipitado branco,que de acordo com Vogel (1981), esse precipitado de oxalato de cálcio proveniente de soluções neutras, insolúvel em acido acético diluído, acido oxálico diluído e em solução de oxalato de amônio, mas solúvel em acido clorídrico e em acido nítrico diluído. Este é o mais insolúvel comparado com os outros oxalatos (0,0067 g/L) e é mesmo precipitado por solução de sulfato de cálcio e acido acético.

O mesmo resultado é ressaltado por Alexéev (1983), o qual descreve que os íons cálcio do cloreto precipitam os íons de oxalato que demonstram um precipitado branco (oxalato de cálcio) , que é solúvel em ácidos minerais , mas insolúvel no ácido acético, conforme a reação:

 (C2O4)2- + Ca2+ → CaC2O4

Possível interferente: SO4 2-

[pic 3]

Nitrato (NO3-)

Adicionou-se 1 mL de solução com AgNO3 0.1 mol/L e em seguida fios de cobre metálico limpo em um tubo de ensaio, porém não houve reação. Posteriormente, adicionaram-se gotas de H2SO4 concentrado, lentamente e observou-se que a solução esquentou e  tornou-se amarelada, o fio de cobre tornou-se fosco e em seguida ocorreu desprendimento de um gás. Pela literatura, na reação relata-se a ocorrência da liberação de vapores de cor marrom avermelhada de dióxido de nitrogênio. (VOGEL, 1981)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (109 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com