TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Еxperimento de teste de chama

Artigo: Еxperimento de teste de chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  332 Visualizações

INTRODUÇÃO

Para se identificar as diversas substâncias existentes utilizam-se vários métodos, tanto por via seca, quanto por via úmida. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substância por via seca é o teste de chama.

O teste de chama é feito com uma amostra, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem, como explicam os autores A. Pereira e F. Camões no livro Ciências Físico-Químicas, e os autores L. Mendonça, Mª C. Dantas e Mª D. Ramalho no livro Jogo de Partículas. Segundo os autores, quando os elementos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama.

A realização deste experimento só permite uma primeira identificação, e sua observação tem algumas limitações. Uma das limitações mais conhecidas é a possibilidade de existir resíduos de sódio, o que dá a chama uma cor amarelada e pode mascarar algumas colorações.

Para se ter um melhor resultado no teste de chama, pode-se ainda usar o espectroscópio (instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectro óptico) para comparar os espectros obtidos com os espectros de referência, podendo assim fornecer provas mais concretas do tipo de componente presente na chama.

OBJETIVOS

 Aplicar as leis ponderais de Lavoisier e Proust

 Efetuar cálculos estequiométricos.

...