TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3° etapa da atps de contabilidade

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO;

DMPL: DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

A elaboração da Demonstração das Mutações do patrimônio Liquid0 é facultativa e, de acordo com a lei n° 6.404/1976 artigo 186, parágrafo 2° da lei das S/A a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados poderá ser inclusos nesta demonstração.

Segundo o autor essa demonstração não é obrigatória pela lei das sociedades por ações, mais poderá ser exigida a sua publicação pela CMV para as empresas abertas, em sua instrução n° 59, 22 de dezembro de 1986.

Ela pode ser de muita utilidade quando fornece a movimentação ocorrida durante o exercício das várias contas do Patrimônio Líquido no qual faz clara indicação do fluxo de caixa de uma conta para a outra indicando a sua origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o exercício.

Portanto as informações que no qual completam o Balanço e as Demonstrações do resultado do exercício se tornam muito importante para as empresas que tenham seu Patrimônio Líquido formado por várias com tas mantendo com inúmeras transações .

A sua importância se torna mais acentuada em face dos critérios da lei, no qual a demonstração indicará com clareza a formação e utilização de todas as reservas e não apenas por lucros que servirá para uma melhor compreensão quanto aos cálculos dos dividendos obrigatórios.

Dessa demonstração podemos destacar as seguintes contas: Capital Social, Reservas e Lucros ou Prejuízos Acumulados.Podemos dizer que essa Demonstração não é exigida pelas empresas de capital fechado , mas sim pela grande utilidade em fornecer a movimentação ocorrida durante o exercício das inúmeras contas dos componentes do patrimônio líquido que deveria ser feita por qualquer tipo de empresa, além de fornecer informações dos lucros , evidencia a formação e a utilização das reservas. A riqueza das informações ao relacionamento da empresa com seus sócios / acionistas faz da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido uma demonstração de uma grande importância, apesar de não ser obrigatória desde 1986 a CVM vem exigindo sua publicação por parte das companhias abertas. Após a publicação do pronunciamento CPC 26 , a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido passa a fazer parte do rol das demonstrações contábeis mesmo sem ser oficialmente obrigatória.

Para as empresas que avaliam seus investimentos em empresas coligadas ou controladas pelo método de equivalência patrimonial torna-se de muita utilidade receber dessas empresas investidas tal demonstração com o objetivo de permitir um adequado tratamento contábil das variações da equivalência patrimonial do exercício.

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil qualitativa e quantitativa numa data determinada a posição patrimonial e financeira de uma organização .

No Balanço patrimonial as contas devem ser classificadas de modo que os elementos do patrimônio registrem de modo facilitando o conhecimento e a análise da situação financeira da organização. Ele é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, direitos e várias aplicações de recursos que são controlados pela entidade com o objetivo de gerar benefícios econômicos de eventos ocorridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com