TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sete Ferramentas da Qualidade

Por:   •  10/10/2020  •  Dissertação  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2 - Sete Ferramentas da Qualidade

Maria Helena Sena Costa

Polo: Turmalina - MG

Folhas de Verificação: são formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

EX: Um cidadão não esta se sentindo bem e não dispunha de recursos para pagar uma consulta particular. Ao receber a visita da Agente Comunitária de Saúde, questionou-a sobre o processo para marcar uma consulta na Estratégia de Saúde da Família. Ao constatar que não possuía Cartão do SUS foi orientado pela ACS a procurar a Secretaria Municipal de Saúde para confecção do mesmo, e o próximo passo seria se dirigir até a ESF da sua área, procurar a recepção e buscar por uma vaga para consulta no dia e ele ouviu atentamente e assim fez.  Para iniciar a marcação a Recepcionista preencheu um formulário com os seguintes dados: Nome data de nascimento, cartão do SUS, endereço, ESF, especialidade e profissional. O Cidadão foi informado que a solicitação para atendimento já esta registrada e que ele deverá aguardar a Técnica de enfermagem chamar o seu nome para avaliar os sinais vitais (Pressão arterial, Glicemia, temperatura e saturação), na sequencia será encaminhado para a enfermeira que fara uma avaliação minuciosa da demanda (queixas) apresentada, fará orientações e encaminhará para o médico que irá avaliar o contexto geral, chegar a um possível diagnostico prescrever exames e medicamentos e ao final da consulta informa - o que parte dos medicamentos receitados são disponibilizados na Farmácia Básica do Município e que ele de posse do seu cartão do SUS pode ir até lá fazer a retirada destes.

Conclusão: o Cidadão conseguiu ter a sua demanda atendida, e a recepcionista ao fazer o controle na recepção através do preenchimento do Formulário para atendimento consegue ter controle diário e mensal do numero de atendimentos, por faixa etária, micro área que teve maior procura de atendimento e para qual especialidade conforme fluxograma abaixo:

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com