TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As abordagens de ensino com o livro do autor Rubem Alves (Pinóquio ás avessas)

Por:   •  17/9/2015  •  Monografia  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA – PDTA

PINOQUIO ÁS AVESSAS

CAMPUS – MARQUÊS

Gustavo Henrique Martins Audi – RA: C757DB-5

Victor Lima de Oliveira Leite – RA: C737FA-0  

                                                               André Marcos Martins – RA: C7567I-1

São Paulo

2015

Sala 551

” Não há nenhuma razão para que não se possa ensinar um homem a pensar.”

( Burrhus Frederic Skinner)

INTRODUÇÃO

A proposta desse trabalho é relacionar as abordagens de ensino com o livro do autor Rubem Alves (Pinóquio ás avessas) estabelecendo um comparativo entre as abordagens de ensino, sendo as abordagens: Tradicional, Comportamental (Behaviorista) e Humanista.

Faremos uma reflexão de como é elaborado o aprendizado de Felipe no livro, como o ensino é transmitido do professor para o aluno, como é retratado o ambiente familiar do aluno, e as consequências que isso traz para o personagem Felipe que está em fase de crescimento e adaptação escolar.

Abordagem Comportamental (Behaviorista)

Esta abordagem tem o objetivo de analisar e modelar o comportamento do aluno, assim como na tradicional, porém utilizando métodos mais interessantes para o aluno.

Felipe personagem principal do livro tem grandes expectativas sobre a aprendizagem que terá na escola, seus pais o estimulam falando que a escola o fara ‘’ gente grande” e que se for bem na escola será um adulto bem sucedido de boa profissão.

Em uma aula de português Felipe lembrou que os professores deveriam sanar as dúvidas dele, pensando nisso levantou a mão e disse: - Que bom que o português dá nome as coisas, eu gosto de pássaros, você sabe o nome daquele pássaro azul lá fora? E sua professora logo o interrompe dizendo que aquele não era o momento para pensar em pássaros, como consequência Felipe fica desanimado e desinteressado pela aula. Assim como na tradicional, a abordagem comportamental o professor que escolhe o que será melhor pro aluno, sendo assim escolhe o que aluno devera aprender, porém utiliza de técnicas que mantem a aula interessante, no caso poderia utilizar o nome pássaro para ensinar português, soletrando o nome do pássaro ou utilizando outra técnica.

Na abordagem comportamental o comportamento são as experiências adquiridas durante a vida, aquilo que foi aprendido durante a vida, então a experiência que Felipe teve com o pássaro poderia ser trabalhado em sala de aula para o aprendizado de Felipe e dos demais alunos. Outro método de ensino para modelar o comportamento seria a recompensa, essa mesma retratada no sonho de Felipe com Alice no País das Maravilhas, nesse sonho ele aposta uma corrida, ninguém perde e todos devem ganhar prêmios.

Recompensa é um dos métodos de modelação de comportamento da abordagem comportamental que poderia ajudar no aprendizado de Felipe e de toda turma.

Como consequência Felipe acabou seguindo as ordens da professora e da família, esqueceu dos pássaros estudou o que os professores passavam cresceu se tornou profissional ganhou muito dinheiro, porem era infeliz pois não fazia o que gostava.

Felipe acabou tendo seu comportamento influenciado pelo ambiente - social que vivia, com sua família, assim teve seu comportamento modelado e preservado e seguiu um caminho oposto do que queria.

Abordagem tradicional

A abordagem tradicional no ensino se caracteriza pelo método aplicado nas escolas ao longo da história, onde o aluno é o receptor passivo de informações (de nada ele sabe, está vazio) e o professor detém todo o conhecimento e vai transmiti-lo de maneira padronizada (modelos predefinidos) para todos seus alunos. É também um quadro de referência para as outras abordagens que viriam a surgir posteriormente.

Pressupõem-se que a inteligência é a capacidade do indivíduo de armazenar informações, se evidência o caráter cumulativo adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão. 

O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno, que se limita passivamente à escutá-lo. A didática tradicional pode ser resumida em "falar e ouvir calado"


A abordagem tradicional no livro Pinóquio às avessas (Rubem Alves):


O livro conta a história de um menino que se chamava Felipe, que dês de criança, era muito curioso, fazia muitas perguntas sobre o ambiente ao seu redor para seus pais, ele tinha um sonho de se tornar cuidador de pássaros. Os pais de Felipe, logo quando nasceu, faziam planos para que ele seguisse profissões tradicionais (medico, engenheiro, advogado), o orgulho para eles, era vê-lo logo na escola, posteriormente na faculdade e se graduando em alguma dessas profissões.

Verifica-se no livro, a presença a abordagem tradicional no ensino, a partir do momento em que Felipe vai à escola, pelas figuras e pelo texto pode-se verificar estereótipos clássicos dessa abordagem:

As crianças se organizavam em filas ordenadas para entrar na sala de aula, professor é o foco das aulas, pois ele é o detentor de todo o conhecimento e, portanto, o responsável pelo seu sucesso escolar

Podemos notar, também, que não é apenas através da escola que se dá esse processo tradicional de aprendizado, mas através dos próprios pais que acabam por ignorar o desejo do filho ser cuidador de pássaros - para que ele seja alguém de futuro.

Rubem Alves em seu livro, faz críticas duríssimas ao ensino tradicional, dizendo que a escola tira os sonhos reais das crianças e transforma elas em pequenos robôs, verifica-se uma imagem que representa uma linha de produção, onde o produto eram crianças,  entravam felizes, cheios de vida, coloridos e todos diferentes entre si e saiam todos iguais, com roupas formais e tristes no final da linha. Esse processo era representado por um sonho (pesadelo) da personagem Felipe. 

Pinóquio às avessas representa o emburrecimento para o autor, onde, a escola teria o papel de tornar as crianças mais inteligentes mas, ao contrário, torna elas mais burras, ficam presas no sistema tradicional e no final das contas, viram adultos infelizes, não importa o quanto de dinheiro e qualificações possa ter, se seus sonhos verdadeiros nunca foram realizados de verdade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com