TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Das Abordagens Tradicional, Comportamental E Humanistas E A Obra De Rubem Alves "Pinóquio As Avessas."

Ensaios: Análise Comparativa Das Abordagens Tradicional, Comportamental E Humanistas E A Obra De Rubem Alves "Pinóquio As Avessas.". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 4

ABORDAGEM TRADICIONAL

O livro Pinóquio as Avessas de Rubem Alves nos mostra em diversos momentos a presença marcante principalmente da abordagem tradicional, da qual está presente em várias situações. Essa abordagem tem como centro do processo de aquisição do conhecimento o professor, pois apenas ele detém o conhecimento, sendo considerado um homem “acabado” que servirá como um modelo para o aluno que por sua vez é visto como uma “tabula rasa”, que não possui nenhum conhecimento anterior perante o que lhe é apresentado. No livro essa ideia fica bem clara, quando o pai de Felipe (personagem principal) afirma que ele só será gente quando for à escola e que lá aprenderá tudo o que precisa e encontrará respostas para todas as suas perguntas. Em outro momento, em seu primeiro dia de aula, Felipe que adorava pássaros, faz uma pergunta para a professora sobre um pássaro azul que viu no caminho da escola, a professora responde que não é hora de pensar em pássaros e explica que na escola ele não poderá aprender o que quiser, e que o conteúdo ensinado por ela foi estabelecido pelos homens inteligentes do poder e que todos deverão seguir este plano de ensino que é considerado correto e fundamental. Nesse momento ele começa a perceber que a escola é bem diferente do que imaginava e podemos reconhecer aí mais um traço da abordagem tradicional, que nos mostra que muitas vezes somos obrigados a seguir padrões já estabelecidos que não levam em conta a subjetividade de cada indivíduo.

As crianças quando são colocadas na escola estão cheias de curiosidades que poderiam ser transformadas em criatividade, e então são transformadas em “bonecos de madeira”. Esse sistema educacional simplesmente despreza os conhecimentos prévios de seus alunos e é incapaz de aceitar uma forma de pensar que não seja a mecânica, deixando de lado a individualidade de cada um, pois todos aprendem da mesma forma e na mesma velocidade, nessa abordagem o aluno é resultado do meio físico e social, meio este que em sala é representado pelo professor que possuí todo o conhecimento e somente ele pode transmiti-lo. O conteúdo a ser aprendido independe do interesse do aluno e o conhecimento não é absorvido de fato, apenas copiado, decorado e repetido. O plano elaborado é seguido até o fim e a risca, as avaliações são feitas através de notas por meio de provas. Essa abordagem tem como objetivo preparar os alunos para o vestibular e posteriormente para o mercado de trabalho, deixando de lado a formação humana e psicológica dos indivíduos.

Podemos afirmar que essa é uma situação enraizada na nossa sociedade, pois os motivos vão bem além, começam dentro de casa, quando os pais resolvem ignorar os desejos e sonhos dos filhos, no livro isso fica evidente, quando Felipe ouve de seu pai o discurso a respeito do que a sociedade exige e considera conveniente, ir para escola, tirar as melhores notas, passar no vestibular, pegar o diploma e ser um profissional exemplar, como foi Felipe ao se tornar um especialista em frangos, porém “frangos mortos”, ele alcançou o sucesso profissional, mas não teve satisfação pessoal, gerando assim a sua infelicidade por não poder ser “cuidador de pássaros” como queria. Dessa forma, concluímos que a ênfase dessa abordagem não está no aluno e nem na aprendizagem e sim no ensino e na transmissão do conhecimento a um indivíduo passivo que não tem o direito de se expressar.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

No livro, esta abordagem é identificada quando o pai do personagem Felipe diz que ele entrará na escola e vai aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com