TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABODAGENS PSICOLÓGICAS E O LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS DE RUBEM ALVES

Por:   •  26/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.326 Palavras (18 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

ABODAGENS PSICOLÓGICAS E O LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS DE RUBEM ALVES

São Paulo

2019

ABORDAGENS PSICOLÓGICAS E O LIVRO PONÓQUIO ÁS AVESSAS DE RUBEM ALVES

São Paulo

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. HISTÓRIA 2

2. ABORDAGENS PSICOLÓGICAS 5

2.1 ABORDAGEM TRADICIONAL 5

2.2 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL 6

2.3 ABORDAGEM HUMANISTA 7

3. ANÁLISE 10

4. CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto pela professora de PDTA no curso de pedagogia para os alunos do 1º e 2º semestre do curso, para refletir sobre as análises psicológicas prescritas na obra de Rubem Alves.

O livro apesar de ser voltado para o publico infantil, aborda questões interessantes para que pais e educadores possam analisar e refletir as diferentes metodologias de ensino.

A história de Rubem Alves foi publicado no ano de 2005, recriando a trajetória de Pinóquio o boneco do ator Italiano Carlo Collodi, e ilustrado por Mauricio de Souza.

1. HISTÓRIA

Rubem Alves inicia seu conto em referência á famosa estória do boneco de madeira Pinóquio, o texto começa falando da fada azul que transformou o menino de madeira em um menino de verdade, tendo suas obrigações como ir a escola, porém ele fugiu da escola e lhe cresceu orelhas e rabo de burro, essa era a história que o pai de Felipe lhe contava, então quem não vai a escola certamente na cabeça de Felipe ficaria com orelhas e rabo de burro, deixando Felipe bem confuso referente a escola e planos futuros e todos os desafios que a escola iria trazer.

Felipe como uma criança curiosa deixou seus pensamento irem e questionou seus pais sobre possíveis assunto que iria ser abordado na escola. No seu primeiro dia de aula seus pais foram levar o menino e orientaram que lá iriam ensinar muitas coisas e se suas notas estiver de acordo com a média ele passará de ano, e nos anos seguinte a mesma coisa até entrar na faculdade. Felipe como qualquer criança ficou curioso com todas essas informações sem detalhes e uma explicação a fundo, Felipe pensou consigo mesmo que já sabia de tantas coisas, pra que precisava aprender mais sobre notas e boletim sendo que já sabia até o nome dos pássaros, jogas gude, nadar, empinar pipa e entre outras coisas.

O pai de Felipe queria orientar o filho sobre a importância de passar de ano, e sobre tirar boas notas na escola e diante daquele corredor cheio de salas e portas, deixou o menino espantado porém curioso pois cada fileira de alunos entrava em uma sala diferente, assim foi o primeiro dia de aula de Felipe. A noite quando chegou em casa sonhou que era um passarinho, que voava pela floresta, com vários outros tipos de pássaros, de repente surgiu um corvo que voava e fazia barulho igual a sirene da escola e os pássaros entrando nas gaiolas, dizendo “Eu me chamo o corvo falante, na escola vocês vão aprender a cantar como deve..” ai a porta das gaiolas se abriram os pássaros continuaram a cantar novamente. Assim chegou o segundo dia e rapidamente entrou a professora sorridente deixando Felipe bastante curioso, afinal depois de um sonho com pássaros a sirene toca e a professora entra sorrindo era de deixar qualquer aluno curioso.

Era a professora de português que estava ensinando a importância da língua que falamos, Felipe rapidamente fez uma pergunta dizendo que viu um pássaro azul comendo mamão, e queria saber o nome do tal pássaro. Ela responde que não é hora de pensar em pássaros, os nomes dos pássaros não estão no programa de português. “Rapidamente Felipe fez outra pergunta, queria saber oque era programa, e a professora lhe informou que era uma fila de todas as coisas que deve ser aplicada. De noite já deitado Felipe teve dois sonhos, um feliz e um pesadelo, feliz foi uma repetição do livro que o pai tinha lido “ Alice no país das maravilhas”. Na qual no sonho tinha personagens do livro e Alice conversava com um pássaro grande, e havia uma corrida no qual todos tinham que participar, e o pássaro que ditava as regras.

No pesadelo era que Felipe estava em um hospital, e iria ser operado, a cirurgiã dizia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com