TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps analise investimento

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.006 Palavras (21 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 21

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

ATPS – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

[pic 2]

CAXIAS DO SUL

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

[pic 3]

ATPS – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

ATPS da Disciplina de Análise de Investimentos da Anhanguera Educacional de Caxias do Sul, como requisito parcial para obtenção do Bacharel em Administração.

Tutor Presencial: Simone

CAXIAS DO SUL

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.        

3.        CAPITULO 2 – ELABORAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE        

4.        CAPÍTULO 3 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        

5.        CAPÍTULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.        

7.        CONCLUSÃO        

8.        BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente é muito comum ouvir falar sobre “Investimento”. As pessoas relacionam esse termo com diferentes assuntos, desde ingressar em um curso até a compra de uma casa ou a aplicação de dinheiro na caderneta de poupança. De fato, há algo em comum nesses exemplos, que define investimento, cito: utilizar os recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

        Os investimentos são necessários tanto para a economia do país, na medida em que aumenta o PIB em longo prazo, quanto para as empresas que poderão expandir seu negócio ou repor seu capital. As organizações podem investir na compra de títulos financeiros ou valores imobiliários ou no financiamento de capital (inversão de ativos vinculados a um processo produtivo).

        Desse modo, o mercado atual apresenta diversas oportunidades de investimento e o investidor deve analisar qual será mais viável, qual lhe trará um melhor retorno, levando em consideração as características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial.

        Entendendo, então, a importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Apresentaremos ao longo deste trabalho o projeto de investimento, que consiste na abertura da Loja Masculina Veste Bem Ltda, analisando sua viabilidade econômica por meio das diferentes técnicas de análise de investimentos. Discorreremos ainda sobre as características do projeto, além de conceitos e importância, entre outras informações relevantes sobre o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, bem como do imposto de renda e da depreciação.


  1. CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.

PASSO 1 – TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos se dividem em vários tipos, o simples fato de guardarmos dinheiro numa caderneta de poupança já é um investimento, ou de cursar uma faculdade, por exemplo, também estamos fazendo um investimento. Segundo Olivo (2013, p.17) “[...] um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.” A seguir citaremos três tipos básicos de investimentos:

  • Investimentos públicos – são recursos disponibilizados pelas entidades públicas que geram bem estar - social, com objetivos de gerar retornos sociais. Exemplos de investimentos públicos são as escolas, os hospitais.
  • Investimentos privados – são recursos disponibilizados pelas pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivos de gerar retorno de lucros. Exemplos de investimentos privados são as lojas, os shoppings.
  • Investimentos mistos – são recursos disponibilizados em parte pelas entidades públicas e outras pelas pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com objetivo de retornos sociais e de lucros. Exemplos de investimentos mistos Banco do Brasil.

O investimento é importante tanto para o crescimento da economia como o das organizações. Pois as mesmas garantirão suas sobrevivências em longo prazo se tiverem um volume de investimentos realizados por elas. No sentido econômico o investimento utiliza recursos disponíveis no presente momento para criar mais recursos no futuro, ou seja, o investimento é importante para a expansão das organizações e reposição do capital.

PASSO2 – TIPO DE NEGÓCIO

O negócio escolhido foi uma Loja Masculina. Será um investimento privado, com objetivos de gerar retornos de lucros.

Razão Social do nosso estabelecimento é Loja Masculina Veste Bem Ltda, com estabelecimento na Rua Paulo Debastiani, 604, Desvio Rizzo, Caxias do Sul.

PASSO 3 – TIPO DE PRODUTO COMERCIALIZADO

Os produtos que nossa empresa irá comercializar são Sapatos, Calças, Camisas, Meias e Casacos masculinos.


  1. CAPITULO 2 – ELABORAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Como nos descreve Olivo, Rodolfo Leandro de Faria (2011) “Os Fluxos de Caixas Relevantes, ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a princípio, poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral [...]”.

Os conglomerados empresariais cada vez mais concentram suas riquezas, o que tornará insustentável e impreciso o ciclo produtivo, fator esse que acaba por exigir umaanálise de investimento mais precisa possível, pois está cada vez mais comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro e infelizmente estamos acompanhando nos últimos meses uma confirmação desta turbulência e que está refletindo cada vez mais nos processos de decisão, pois a dúvida e a incerteza esta cada dia mais presentes. Estar de posse de uma análise de investimentocom um fluxo de caixa relevante onde o presentee futuro da instituição são coesos e precisos irão facilitar a tomada de decisão dos grandes gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com