TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bal-Harbour_Brainstorming - consultoria

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 7

A Comercial Bal Harbour Ltda. atua no ramo do artigos esportivos em geral. Foi fundada por um alemão, há dez anos, em uma cidade litorânea do Brasil.

O proprietário, Sr. Hans Klaus Peter, resolveu voltar para sua cidade natal na Alemanha e contratou duas pessoas para de responsabilizarem pela gerência da empresa e de seus 48 funcionários: os senhores Paulo e Carlos. Ambos já estavam familiarizados com o modelo de gestão apresentado pelo Sr. Peter e, em outras oportunidades, pretaram serviços à Comercial Bal Harbour Ltda.

Durante um ano, o Sr. Peter acompanhou diariamente seus novos gerentes na gestão da empresa. Pouco antes de retornar a Alemanha, elaborou, com o auxílio do Sr. Paulo e do Sr. Carlos, um plano estratégico, baseando-se em informações de qualidade e confiáveis. Este planejamento preocupa-se com "o que e quanto", uma análise qualitativa da lucratividade da empresa. Também foi estabelecido um organograma para definir tarefas e funções de cada um dos gerentes, na ausência do Sr. Peter.

Todavia, por mais bem elaborado que fosse o planejamento, os resultados obtidos começaram a despencar; os gerentes não participam do acompanhamento de resultados; e ambos gerentes fogem de prestar relatórios ao proprietários da empresa.

Esta proposta de consultoria visa apontar as principais falhas de gestão na empresa Comercial Bal Harbour Ltda., tal como desenvolver e apresentar melhorias a serem aplicadas para alavancar os resultados dos setores-chave da organização.

 

A Comercial Bal Harbour Ltda. é uma empresa relativamente madura, com dez anos de mercado e marca já fixada. Ao falar que esta empresa trabalha no "ramo esportivo em geral", corre-se grande risco de deixar o foco estratégico amplo demais. O problema da queda no faturamento pode estar intimamente ligado ao não conhecimento de sua fatia de mercado.

Uma revisão dos fundamentos da organização nos ajudaria a visualizar a atual situação de maneira a diagnosticar o verdadeiro problema. Segue abaixo o passo a passo para uma revisão bem sucedida:

  • Analisar a missão, visão e valores da organização;
  • Analisar o nicho de mercado que a empresa pretende atingir;
  • Analisar os objetivos e desafios da organização;
  • Aplicar a matriz SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Avaliar o plano estratégico atual e mensurar os resultados de acordo com o período.

Tais medidas podem revelar que o faturamento apresentou queda, sim, pela falta de foco estratégico. Isso significa que é preciso: a) rever a visão da organização; ou b) aperfeiçoar e traçar novos planos de ação, mensuráveis, para alavancar o faturamento da Comercial Bal Harbour Ltda.

Como fazer?

Para o inicio das atividades, é necessário ter claro a visão, missão e os objetivos da empresa.

  • Visão – é a imagem que a organização tem de si mesma, ou seja, ser referência em equipamentos esportivos.
  • Missão – a razão da sua existência, oferecer produtos voltados à grande quantidade de esportes.
  • Objetivos – diz respeito a um fim que se quer atingir, ou seja, aumentar o faturamento da organização a fim de alcançar a auto sustentabilidade financeira.

Os objetivos podem ser estabelecidos por alguns critérios, como o determinístico - que aumenta as vendas, probabilístico – prováveis situações de acontecer, qualitativo – melhorar a imagem perante a comunidade, trabalhando os desafios e logístico – adquire o controle entre os concorrentes.

Matriz de SWOT

É um modelo que aborda tanto o ambiente externo quanto o interno no termo de oportunidades e ameaças.​
Sua base para aplicação é o nexo entre ameaças e oportunidades externas + intenção interna da organização, ou seja, de acordo com sua missão, visão, valores e objetivos organizacionais como as forças e fragilidades dessa organização.


Após decidir os objetivos da organização será necessário repassar para os outros níveis de maneira clara e objetivas mostrando a participação e importância que cada setor ou pessoa tem naquele cumprimento do objetivo, os resultados que vão ser obtidos, as vantagens e benefícios que os funcionários vão ganhar.

Depois de específicar os objetivos aos colaboradores, os gestores terão de controlar e avaliar atráves do Blanced Scorecard, já que cada setores e níveis terão seus próprios objetivos e para não haver conflitos é a ferramenta perfeita para o caso. E quando os objetivos forem concluídos é necessário aplicar o ciclo de PDCA para verificar novas metas de acordo com a capacitação da equipe de trabalho e disseminar de maneira clara a eles os novos objetivos propostos.

BSC - Balanced ScoreCard

É uma ferramenta que envolve visões diferentes e que deve ser integrada para obter sinergia. Cada organização possuí seus próprios objetivos, porém os objetivos organizacionais são vários e conflitantes entre sei na maioria das vezes.​
E o BSC proporciona que os objetivos funcionem de modo  cooperativos,ou seja,  é um método baseado no equilíbrio organizacional e fundamentado no balanceamento entre as quatro perspectiva de objetivos.​

Após a avaliação utilizando a ferramenta Balanced Scorecard, os gestores precisam avaliar os concorrentes utilizando as 5 forças de Porter e avaliar seus produtos atráves da Matriz BCG.

5 Forças competitivas de Porter

O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos. As quais são:

  • Rivalidade entre concorrentes: Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças.Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
  • Barreiras à entrada de concorrentes: A ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor.
  • Poder de barganha dos compradores: Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade.
  • Poder de barganha dos fornecedores: Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos fornecedores sobre os atributos do produto, quanto a preço e qualidade.
  • Ameaça de Produtos ou bens substitutos: São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade.

Matriz BCG (Boston Consulting Group)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com