TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo - plano de negócios

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

RECURSOS HUMANOS

ATPS DE EMPREENDEDORISMO

PROFESSOR EAD:

TUTOR EAD:

1 Introdução

O mercado está crescendo e os consumidores cada vez mais exigentes, as empresas precisam se adaptar as mudanças para enfrentar a concorrência. Maximizar a qualidade dos produtos e serviços possibilita rentabilidade e estabilidade da organização, desde que elas e adapte as mudanças e busque alternativas inovadoras.

A cada dia que passa são introduzidas no mercado uma imensa variedade de pequenas e médias empresas. O plano de negócio apresenta-se como um instrumento que orienta e aperfeiçoa o empreendedor, ajudando-lhe a participar de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Para abrir um negócio, é necessário planejamento. Boas ideias só se tornam realidade quando construídas passo a passo. Desenvolver um plano de negócios é essencial para quem busca o sucesso de um empreendimento.

Como o próprio nome diz, um plano de negócio nada mais é que fazer um planejamento sobre os objetivos que se pretende atingir, colocando as suas ideias no papel. Ele surgiu para que as pessoas tenham um caminho para seguir.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.

Como ponto de partida do plano de negócios, além da ideia, é preciso que se encontre um mercado apropriado para a empresa, pois nesse mercado deverão ser analisadas diferentes variáveis, que demonstrarão a viabilidade ou não do negócio. Dentre as variáveis podemos destacar a região de atuação, onde está inserido o mercado comprador (clientela), os possíveis fornecedores de máquinas e matéria-prima, na contratação da mão-de-obra, questões legais, dentre outras.

Depois de analisar o ambiente demográfico da instalação da empresa, é necessário uma análise sobre o mercado, como esta desenvolvido o setor, como esta o mercado regional e nas regiões que pretende atuar e quais seus concorrentes diretos, seguindo-se de um estudo econômico-financeiro que demonstre a viabilidade do negócio

2 Plano de Negócios

2.1 Planejamento

2.1.1 Análise de Estratégia

2.1.1.1 Missão

Fornecer aos nossos clientes soluções, conforto, segurança, praticidade, comodidade, eficiência, superando as expectativas dos usuários e contribuindo para a valorização urbana e disciplinando o uso das vagas nas vias públicas.


2.1.1.2 Visão

Ser reconhecidos por clientes e parceiros pela excelência no segmento de estacionamentos, posicionar o serviço como um equipamento essencial para a qualidade de vida e para valorização urbana.

 

2.1.2 Descrição da Empresa

"Tigre Estacionamento" é o nome de um empreendimento, que visa atender e satisfazer as necessidades das pessoas que principalmente necessitam do local para estacionar seus veículos em dias de jogo de futebol. O empreendimento irá contar ainda com profissionais para realizar as manobras dos veículos com segurança.

        O estacionamento irá funcionar de segunda a sexta das 7:00h às 20:00h, porém em dias de jogos nos finais de semana terá horário para atender os clientes que vão aos jogos.

2.1.3 Mercado Concorrente

        O negócio possui poucos concorrentes, visto que os mesmos não trabalham finais de semana, dias que geram mais lucro para o novo negócio.

2.1.4 Regulamentação Jurídica e Tributária

Quanto às regulamentações a Sociedade ira contratar um escritório contábil para encaminhar toda a documentação que seja necessária.

2.1.5 Produtos e Serviços

Utilizando uma ampla pesquisa de campo que foi elaborado em cima de uma pesquisa de mercado amplo em relação ao foco dos sócios, no caso o estacionamento. Com um mercado de estacionamento, sendo muito procurado em pequenos bairros de nossa cidade e principalmente em dias de jogos de futebol ao redor do estádio não existe opções segura para estacionar.

Foi realizada uma pesquisa para avaliar o público a ser atendido, nele encontram-se os clientes dos negócios locais, tendo como exemplo, clientes de bancos, moradores de condomínios próximos, farmácias, restaurantes, e afins. Com uma grande insatisfação na pesquisa pelo fato de não haver lugar para estacionar seu veículo, e quando há não se tem segurança e tende a ser multado por local impróprio.

2.1.6 Capacidade Produtiva e/ou comercial

Dentro de nosso objetivo de trabalho, nossa instalação está em um ótimo ponto, é uma zona comercial, onde há prédios, escritórios, restaurantes etc..., realmente esta onde o comércio predomina.

Estamos prontos para atender as necessidades de nossos clientes, temos um bom espaço e nossa estrutura proporciona um bom conforto e segurança para os veículos dos mesmos.

2.1.7 Necessidade de Pessoal

Nossa necessidade de pessoal irá ser suprida por pessoas totalmente qualificadas. Pois para obtermos um sucesso em nosso negócio, nós sócios e funcionários dedicados, todos possuímos carteira de habilitação categoria B e referência pessoal, pois iremos ser responsáveis por bens de nossos clientes, neste caso seus veículos automotores.

Nós sócios, iremos levar ao cliente um excelente atendimento, prestando um serviço de total qualidade.

2.1.8 Análise de Mercado

O setor de estacionamento vem em uma crescente ascensão devido ao aumento da frota de veículos nos grandes centros urbanos, a facilidade de acesso ao crédito possibilitou que milhões de pessoas pudessem realizar o sonho de comprar um carro, atualmente a situação de inchaço é drástica, pois além do excesso de veículos nas ruas é cada vez mais difícil encontrar nas ruas um local que seja permitido estacionar, outro fator que tem contribuído muito para o crescimento do negócio é a falta de segurança em nossas cidades, que faz com que muitas pessoas além do seguro de veículos prefiram arcar com o custo do estacionamento a expor o veículo a qualquer eventualidade, por isso os estacionamentos se tornam uma opção cada vez mais segura e confiável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com