TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar Responsabilidades de um Gestor de Hospitais

Por:   •  19/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ICSA - Faculdade de Administração

Disciplina: Administração Hospitalar

Professor: José Thadeu Paulo Henriques

Alunos: Michel Gomes de Andrade – 201704240045

            Suellen Cristina da Rocha Silva- 201704240054

Data: 11/11/2020

Exercício 1 Responsabilidades de um gestor de Hospitais

1.Quais as características básicas do gestor de um hospital?

Resposta

O gestor hospitalar deve ser organizado, flexível, articulador entre os agentes internos (médicos, enfermeiros e administrativos) e os agentes externos (comunidade, outras unidades de saúde, políticos), deve ser comunicativo de modo a alcançar todos os níveis de subordinação de forma clara e objetiva, visando o alcance das metas, através da cooperação, do trabalho em equipe, do bom relacionamento interpessoal, Ser ético e íntegro, ter autocontrole, gerenciar suas próprias emoções de forma produtiva e adequada, ter capacidade em compartilhar seu conhecimento aos demais colaboradores.

2. Quais as principais atividades externas de um diretor de hospital? Escolha uma e explique.

Resposta

Em relação às atividades externas o diretor é responsável pela promoção de programa de educação e pesquisa em saúde; promover o estabelecimento de convênios docentes assistenciais; promover a participação da comunidade externa nos programas de fomento e prevenção em saúde.

Sendo assim, a missão do diretor é de detectar novas áreas de ação para o estabelecimento de convênios docentes -assistenciais, com seus mecanismos de coordenação e controle, o credenciamento de novos serviços de acordo com as diretrizes estabelecidas e o acompanhamento dos contratos entre hospitais e faculdades através da atuação de docentes residentes no atendendimento médico à comunidade.

3. Um diretor de hospital pode dispor de vários tipos de relatórios para dar suporte as decisões. Explique como pode ajudar o as informações fornecidas pelo relatório periódico de atividades administrativas.

Resposta

Sabe-se que, uma organização hospitalar, sendo uma empresa, o fluxo de acontecimentos e dados são constantes, e se analisados de forma isolada pode não haver o controle esperado para um acerto na tomada de decisão de um gestor.

Dessa forma, quando todas as informações são dispostas em relatórios, isto contribui para uma boa gestão, pois estes documentos organizam todos os indicadores a partir de dados concretos, o que torna possível visualizar todo o atual cenário hospitalar, bem como selecionar qual informação é necessária ao diretor para tomada de decisão mais assertiva, visando corrigir e minimizar as falhas, além de auxiliar nos próximos passos a serem adotados e quais metas a serem estabelecidas para alcançar os resultados esperados.

 

4. Um diretor de hospital realiza atividade internas. Quais atividades são essas? Escolha uma e explique.

Resposta

No que tange as atividades internas, o diretor dirige e coordena trabalhos dos departamentos do hospital; desenvolve o modo interdisciplinar de trabalho no hospital; dirige a autoavaliação das atividades do hospital; dirige o comitê técnico institucional; analisa a avaliação dos impactos da prestação de serviços de saúde; gerencia adequadamente os recursos financeiros e materiais.

Dessa forma, o diretor é responsável por dirigir a autoavaliação das atividades do seu hospital, assim como o seu planejamento e as práticas de novas estratégias para conseguir a satisfação da comunidade que demanda os serviços oferecidos pelo hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (292.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com