TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição do Gestor Financeiro à responsabilidade social e ambiental para a sociedade.

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 7

A contribuição do Gestor Financeiro à responsabilidade social e ambiental para a sociedade.

Apresentação

Responsabilidade social e ambiental são práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade. Desenvolver-se de forma sustentável, criar estratégica de desenvolvimento econômico, recursos disponíveis ao meio ambiente, permitindo assim a satisfação e necessidade sem comprometer a gerações futuras.

“Os recursos são limitados, você precisa planejar para o futuro e se você gastar mais agora, você vai ficar sem em breve”. Donella Meadows, Jorgen Randers e Dannis Meadows apresenta essa advertência para toda civilização humana. Eles analisam o consumo de recursos, a distribuição econômica, o crescimento populacional e a poluição, concluindo assim o caminho para uma sociedade mais justa e sustentável.

Como funciona a reciclagem de coprodutos?

Desde que o consumo passou a não apenas servir como meio de sobrevivência e se tornou sinônimo de felicidade, bem estar, o meio ambiente passou a sofrer gradativamente com essa mudança. Alguns produtos possuem uma vida útil e após algum tempo são descartados na natureza contribuindo para o aumento na poluição e diminuição dos espaços armazenados para esses resíduos, os aterros sanitários.

"Adam Smith afirmou que a produção tem como finalidade o consumo, a economia estabeleceu como objeto aumentá-lo, ele passou a ser entendido culturalmente sinônimo de bem-estar".

Foi pensando nisso que foi visto a necessidade de buscar soluções para as necessidades da população e ao mesmo tempo para o meio ambiente e gerações futuras, através da reciclagem de itens que aparentemente não possuem mais utilidade para as pessoas.

A reciclagem de coprodutos que é o resíduo gerado, sendo reciclado e se tornando um novo produto sem necessidade de utilização de uma nova matéria prima e tornando todo o ciclo de produção mais sustentável, por tanto por conceito, um via de sustentabilidade, especialmente se melhorado pela regionalização.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Os coprodutos devem ser funcionais, ambientalmente eficientes e seguros, o que se requer uma completa mudança conceitual e de estratégia no trato dos resíduos geradores dos coprodutos. Para tanto, é essencial o entendimento do processo de geração do resíduo; estudos de viabilidade técnica e econômica; redução de variabilidade tanto da composição como do volume para assegurar aos clientes níveis de qualidade constantes; conformidade com as normas técnicas vigentes; controle de estoque; prazo de fornecimento e transporte. Definitivamente, o coproduto deve reunir todas as características de um produto convencional e, além disso, ter preço competitivo.

Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional.

Hoje no Brasil existe um grande numero de pessoas vivendo em condições sub-humanas, tendo dificuldades de acesso a alimentos e de sobrevivência.

Com essa ideia contribuiremos para inserção econômico-social das pessoas desempregadas e não tem qualificação profissional. Com a implantação de uma cooperativa de reciclagem possibilitaria as famílias melhores condições de sustento podendo tirar do lixo o seu trabalho e renda.

Modelos de cooperativas existentes no país

Cooperativa é a associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados aos quais prestam serviços sem fins lucrativos.

Cooperativas Agropecuárias: Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra de sementes, venda de produtos, armazenamento, entre outros. Além disso, ela pode conseguir a compra de determinados produtos por um valor menor e isso poderia não ter ocorrido caso o produtor tivesse que fazê-lo sozinho.

Cooperativas de Consumo A compra de alguns produtos de interesse de seus cooperados para que diminuir o valor final dessas mercadorias. Costuma ser algo comum nas compras feitas em supermercados.

Cooperativas de Crédito Nesse caso, ocorre um auxílio financeiro para os cooperados e devem funcionar com a autorização do Banco Central. No Brasil, esse ramo pode ser subdividido em cooperativas de crédito mútuo e as cooperativas de crédito rural. Após uma resolução do Banco Central, ficou instituído que qualquer grupo social pode participar de uma cooperativa de crédito rural, independente de possuir uma propriedade ou não. Essa resolução também se aplica às cooperativas de crédito mútuo.

Cooperativas Educacionais São cooperativas que surgiram com o intuito de enfrentar as dificuldades no ensino. Elas podem oferecer o ensino, cursos de línguas e cursos profissionalizantes. A sua maior vantagem é permitir que os professores e os pais tenham maior participação nessa instituição de ensino.

Cooperativas de Habitação É o tipo de cooperativa com ênfase na construção e manutenção de conjuntos habitacionais. Elas buscam a construção e o financiamento de imóveis por um valor bem menor do que o estabelecido pelo mercado. Os cooperantes fazem contribuições e podem acompanhar o processo de aquisição e construção.

Cooperativas de Saúde É a cooperativa que visa a saúde e o bem-estar das pessoas. É composta por profissionais da área médica que buscam melhores condições de trabalho, qualidade no atendimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com