TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx: Trabalho e a Alienação

Por:   •  9/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ANA CAROLINA MENDES DA SILVA

LAYSLA CAROLINE TIEPPO SANTOS

LUANA AYUMI NAKANO

MILENA LEITE LOPES

KARL MARX: TRABALHO E ALIENAÇÃO

Maringá

2019

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ANA CAROLINA MENDES DA SILVA - 104871

LAYSLA CAROLINE TIEPPO SANTOS - 108848

LUANA AYUMI NAKANO - 107027

MILENA LEITE LOPES - 107617

KARL MARX: TRABALHO E ALIENAÇÃO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Sociologia, do Curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá.                                        

Orientador:  

Prof. Dr. Douglas Facci

Maringá

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 TRABALHO E ALIENAÇÃO....................................................................................5

2.1 CONCEITOS TEÓRICOS......................................................................................5

2.2 RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E O FILME “O MENINO E O MUNDO”......................................................................................................................6

2.3 REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA ATUAL....................................................7

3 CONCLUSÕES.......................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar a alienação no trabalho em três diferentes aspectos: em sua definição teórica, aspectos e teorias, na análise do filme " O Menino e o Mundo " e na reflexão do tema no contexto no qual nos encontramos.

         O embasamento teórico abordado neste trabalho é referente aos livros "Manuscritos econômicos-filosóficos" e "Um toque de clássicos", que abordam sobre trabalho e alienação e os diferentes aspectos que ela possui, como por exemplo, o indivíduo sendo alienado pelo próprio individuo ou o homem sendo alienado por outro homem.

Após, faremos uma análise do tema em relação ao filme “O Menino e o Mundo”, um filme de animação brasileiro lançado em 2013 e dirigido por Alê Abreu. Este filme indiretamente faz critica a respeito da alienação com o trabalho, e iremos realizar análises de diversas partes do filme que fazem alusão dos trabalhadores em diferentes situações nos quais não possuem um poder de decisão.

No mundo atual é frequente ocorrer a alienação em nossas rotinas sem a nossa percepção, portanto, neste trabalho será abordado os itens retratados anteriormente relacionando com a nossa conjuntura atual e realizaremos uma reflexão acerca do tema.


2 TRABALHO E ALIENAÇÃO

2.1 CONCEITOS TEÓRICOS

        De acordo com Karl Marx (1818-1883), trabalho pode ser definido como um processo de transformação da natureza pelo homem e que, a partir disso, transforma a si mesmo. Sendo o mediador entre a natureza e o homem, o trabalho é o fundamento de toda atividade humana e é através dele que o homem se torna um ser social.

Segundo o pensamento de Karl Marx, a transformação do trabalho livre e com significado vital em um trabalho alienado e desprovido de sentido ocorre através das determinações capitalistas, onde na relação social entre o trabalhador e o capitalista, o trabalhador é visto como uma mercadoria e é subordinado aos interesses do proprietário dos meios de produção.

O conceito de alienação é tratado por Marx em “Manuscritos econômico-filosóficos” (1844) em diversos aspectos, como: a alienação do trabalhador em relação ao produto do seu trabalho, a alienação do trabalhador em relação a sua atividade produtiva, a alienação do trabalhador ao ser genérico e a alienação do homem em relação ao homem.

A respeito da alienação do trabalhador em relação ao produto do seu trabalho, Marx afirma que, nas determinações capitalistas, o trabalhador, ao produzir um objeto que não o pertence, enxerga o produto como algo estranho e independente dele, ou seja, alienado. Além disso, o trabalhador é dominado pela busca da apropriação desse objeto e se submete a condições de trabalho insatisfatórias para alcançá-lo, deste modo, torna-se servo do produto produzido por ele mesmo.

Sobre a alienação do trabalhador à sua própria atividade produtiva, Marx declara que, assim como o objeto produzido, a sua própria atividade produtiva é vista como estranha. Isto ocorre, pois, o trabalho não pertence ao trabalhador, tornando-o exteriorizado e, a partir disso, uma função imposta e obrigatório. Sendo assim, para o trabalhador, a sua própria atividade produtiva deixa de ser uma atividade satisfatória e passa a ser uma atividade alienada.

Acerca da alienação do homem em relação ao seu ser genérico, Karl Marx trata sobre a conversão da vida produtiva do homem, onde o trabalho deixa de ser sinônimo de autoprodução do homem enquanto ser social e passa a ser alienado. A alienação faz com que o homem se enxergue sua existência em primeiro lugar como trabalhador e em segundo como ser genérico da humanidade.

Em relação ao aspecto de alienação do homem em relação a outro homem, Marx expressa que a alienação do produto do trabalho e a alienação da atividade produtiva do homem só é possível pois estas pertencem a outro homem, que não é o trabalhador. Sendo assim, o homem, através do trabalho alienado, faz da sua atividade produtiva uma atividade obrigatória, bem como do objeto da sua produção pertencente a outro homem, um homem estranho que possui poder de apropriação.

Portanto, o trabalho alienado refere-se ao trabalhador produzir um objeto e não poder possuí-lo, pois, o objeto é apropriado por outro homem. Esta apropriação por outro homem, torna, não só o objeto produzido estranho ao trabalhador, mas também a sua atividade produtiva.

2.2 RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E O FILME “O MENINO E O MUNDO”

No filme “O Menino e o Mundo”, fica clara e evidente a observação de que existe a alienação por parte dos personagens. Como, por exemplo, na cena onde o menino encontra um senhor que coletava algodão para a produção de tecidos. O personagem então, era velho e cansado, vivia em apenas um cômodo em situação deplorável, junto com seu cachorro magricelo. Nesta cena, fica evidente o quanto o trabalhador rural é desvalorizado, se assemelhando a um trabalho escravo, onde o funcionário trabalha em troca de um prato de comida. O garoto então, após seguir o personagem, assiste a cena em que o velho é demitido por estar doente, e fraco, entretanto, o garoto segue um caminhão que está cheio de homens em sentido a fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com