TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miopia de Theodore Levitte

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

O texto Miopia em Marketing mostra a visão curta de muitas empresas que as impedem de definir adequadamente suas possibilidade de mercado. Theodore Levitt, professor de Administração de empresas, escreve esse artigo para apresentar a visão limitada que as organizações tem sobre o mercado e seus cliente, focando apenas no produto. Com isso mostra os riscos e consequências que esse tipo de comportamento pode gerar para as empresas.

A realidade de muitas empresas hoje em dia é que elas possuem grandes oportunidades de crescimento, mas ficam estagnados no mercado. O autor da exemplos de negocios que não vingaram no mercado pois não acompanhou as mudanças que foram ocorrendo na sociedade, um grande exemplo foi das mercearias, mais conhecidas como armazéns, perdeu muita força com a chegada dos supermercados autônomos. Perdeu força mas não desapareceram, descobriram que para sobreviverem tinham que entrar no negocio de supermercado.

O declínio de muitas empresas para Levitt, é devido a importância voltada ao produto, as indústrias nestes casos vive um padrão de comportamento, o qual ele chama de ciclo auto-ilusório, que é determinado e bem resumido por quatro condições. Começando pela crença de que o crescimento é assegurado por uma população em expansão, a crença de que não existe um substituto competitivo para o principal produto da empresa, o excesso de fé na produção em massa e nas vantagens do rápido declínio do custo unitário com o aumento da produção e a preocupação com um produto que se preste à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com