TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR CONTEMPLANDO AS DISCIPLINAS DE ARTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA TURMA DE PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/11/2018  •  Abstract  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCELLE PILAR DA SILVA  8798003046

Disciplinas Norteadoras:  Avaliação e currículo, didática da história e geografia, educação aplicada aos cuidados da criança, estágio na educação infantil, expressões artísticas na educação infantil, organização e metodologia do ensino fundamental

PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR CONTEMPLANDO AS DISCIPLINAS DE ARTE, HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA TURMA DE PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL.

CAMPINAS/ SP

2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCELLE PILAR DA SILVA – 8798003046

 

PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR CONTENPLANDO AS DISCILPINAS DE ARTE, HISTORIA E GEOGRAFIA PARA TURMA DE PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

Desafio Profissional das disciplinas de avaliação e currículo, didática da história e geografia, educação aplicada aos cuidados da criança, estágio na educação infantil, expressões artísticas na educação infantil, organização e metodologia do ensino fundamental do Curso de pedagogia                da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de, sob a orientação da Tutora a Distância: Leila Cabral e Raquel Espindola Coelho.

Campinas/ SP

2018

SUMÁRIO

RESUMO         4

INTRODUÇÃO         5

PLANEJAMENTO E INDISCIPLINARIDADE        5

PLANEJAMENTO         6

Justificativa        6

Objetivo Geral         6

Objetivo especifico         6

Conteúdo         7

Metodologia         7

Avaliação         8

Recursos         9

CONSIDERAÇÕES FINAIS         10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         11


RESUMO

      Este trabalho tem como objetivo expor a importância da interdisciplinaridade no planejamento educacional para series iniciais do início fundamental, e conduzir o Desafio Profissional a fim de favorecer a aprendizagem, e a criatividade para trabalhar com as Disciplinas de Artes, História e Geografia em um mesmo ambiente e tempo. Compreendendo a partir dos Parâmetro Curriculares Nacional a necessidade e vantagens que alunos terão ao reconhecer semelhanças e diferentes modos de viver em seu tempo e espaço, bem como reconhecer elementos do passado e futuro, e valorizando sua identidade histórica. Requer assim do professor habilidades de compreender e relacionar os temas para criar maneiras atrativas de conduzir e motivar os alunos a compreender a importância de se conhecer o espaço seu histórico e a representatividade através da arte.

Palavras Chaves: Criatividade, Interdisciplinaridade, Serie Inicias.

        

INTRODUÇÃO

                     Os anos inicias do ensino fundamental deve garantir o direito a educação de qualidade com boas práticas pedagógicas tornando o acesso e a permanência da criança em um meio de conhecimento e desenvolvimento integral.  Para concretizar esta pratica torna-se necessária a formação continua do professor e a capacidade de trabalhar com interdisciplinaridade, visto por muitos professores como desafio. O presente trabalho busca conceituar a interdisciplinaridade e sua aplicação no âmbito escolar para os alunos. Partido da realidade que se encontra a educação no brasil, sua desigualdade e sua evolução. Hoje já sabemos a importância de interagir a crianças com todas as áreas do conhecimento buscando representar no seu cotiando maneiras de estabelecer conceitos reais para melhorar a compreensão da sua identidade, deixando as livres para criar e estimular o raciocínio com criatividade.

              A História como disciplina por si só, enriquece e estimula a valorização da identidade e costumes da vida do aluno, contribui para melhores práticas ambientais e sociais, e evidencia erros que pode ser corrigido. E notável o interesse dos alunos em saber o passado dos seus parentes e a construção do seu bairro e cidade. A partir deste interesse o professor pode ampliar o conhecimento introduzindo o estudo da Geografia, relacionando o espaço com o presente e futura e as construções da sociedade. Ainda podemos representar estas duas disciplinas com a artes que valoriza a compreensão do aluno dando a ele a oportunidade de criatividade e representatividade do conhecimento adquirido.

     

 Planejamento e Interdisciplinaridade

     

                Ao planejar uma aula o professor precisa buscar equilíbrio entre a necessidade da aprendizagem e o tempo em que os alunos permanecem na escola e sua concentração para tais atividades. Assim faz-se necessário o trabalho com vários matérias e diferentes formas de expor as disciplinas pode facilitar e motivar os alunos a compreender os temas proposto. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacional a sociedade, cultura e escola pode interferir deformas positivas e negativas no aprendizado do aluno; neste âmbito e necessário saber trabalhar com as matérias diversos: revista, filmes, instrumentos de medidas entre outros e interligar as disciplinas, tornando-se produtiva as aulas. Ao utilizamos conhecimento de outras áreas na disciplina de artes por exemplos, os alunos ganha vantagens em práticas e estímulos para desenvolver a criatividade e curiosidade por outras áreas. Assim a interdisciplinaridade deve estar presente e ser real, na construção do conhecimento do aluno. A compreensão da disciplina de Geografia na aula de História facilita o aluno a identificar os fatos e o tempo que ocorrerão, saber os motivos das dificuldades ou a distância percorrida por alguém por exemplo.  Nas series iniciais os alunos estão com a memória ativa e prontos para aprender, necessita que os professores trabalhem de formar interdisciplinar para uma boa compreensão das disciplinas no ambiente real. Possibilitando a interação entre eles, o reconhecimento do ambiente o respeito e a tolerância com tantas diferenças.  Abrangendo as possibilidades de uma ótima formação e a construção de cidadãos repletos de criatividades com capacidade de desenvolver atividades em conjuntos e para beneficiar a sociedade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (207.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com