TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Recreativos e a Arte Auxiliando a Alfabetização do Ensino Fundamental

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.488 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   

 

 

 

ESTELA APARECIDA MORENO                                        R.A 1715826

MARINALVA PEREIRA DE SOUSA NASCIMENTO       R.A 1702376

 

 

 

 

 

Projetos Recreativos e a Arte Auxiliando a Alfabetização do Ensino Fundamental



Apresentação do Projeto Integrador - vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=W05y610HK80

   

   

Pedreira - SP

 2019

 

 UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

   

 

 

Projetos Recreativos e a Arte Auxiliando a Alfabetização do Ensino Fundamental

 

 

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

 

 

Tutor: Carolina Ferreira Barros Klumpp 

 

 

 

Pedreira - SP

2019

MORENO,Estela Aparecida; NASCIMENTO,Marinalva Pereira de Sousa. Projetos Recreativos e a Arte Auxiliando a Alfabetização do Ensino Fundamental. 02f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Carolina Ferreira Barros Klumpp Polo. Pedreira, 2019

RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar que a cultura e arte estão presentes no dia a dia de todos simbolizando e resinificando tudo ao nosso redor, da mesma maneira que se encontram as letras e números que trazem suas funções maiores como códigos e meio de comunicação. Escolher falar de arte é falar da vida, e falar de alfabetização e letras também, ainda mais aprender sobre as regras que nos tornam cidadãos, por isso vamos mencionar atividades lúdicas e recreações que tiveram como incentivo o alfabetizar letrando, e o educar com foco no envolvimento com a arte de modo que as aulas se tornem menos mecânicas e mais divertidas.

Palavras chave: cultura; arte; educação; alfabetização

MORENO,Estela Aparecida; NASCIMENTO,Marinalva Pereira de Sousa. Projetos Recreativos e a Arte Auxiliando a Alfabetização do Ensino Fundamental. 03f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Carolina Ferreira Barros Klumpp Polo. Pedreira, 2019

ABSTRACT

This work has as main objective to demonstrate that culture and art are present in the day to day of all symbolizing and resorting everything around us, in the same way that are the letters and numbers that bring their major functions as codes and means of communication. Choosing to talk about art is to talk about life, and talk about literacy and letters as well, even more about learning about the rules that make us citizens, so let's mention ludic activities and recreations that had as an incentive literacy teaching, and educate you with a focus on the involvement with art so that lessons become less mechanical and more fun.

KEYWORDS: culture; art; education; literacy

                                                

INTRODUÇÃO

Ensinar as letras e suas funções, palavras como um todo, frases, expressões que o ser humano recita em voz alta ou escreve, para passar à outras pessoas. É a linguagem da alma; sendo assim tem suma importância, o que traz a função deste ensino para os professores e professoras. Letras e números estão em toda parte, são como códigos a serem desvendados, solução para comunicação e problemas. Tarefa árdua essa para um professor (a) afinal tornar várias crianças como cidadãos pensantes, responsáveis e cientes, requer várias fases; o alfabetizar é o que mais acompanha o aluno na escola. Ler e escrever são caminhos ótimos que nos faz adquirir frutos, já ouvimos muito sobre “aprender a ler e escrever para ir a faculdade”, ou então “para não ser burro e ser alguém na vida”, “ter um emprego bom” e assim por diante. Frases essas que carregam certas verdades; mas não devemos pensar que ler e escrever seja só para isso, mas que pode ser por prazer também, despertar nos alunos o interesse de uma leitura continua, leitura essa que pode mudar seus pensamentos e seus dias, cada livro possui particularidades individuais adquiridas em séculos de tradições culturais, ricas em significados e em informações, ou cheia de emoções, dicas, fantasias e afins. A arte de ensinar de transformar de modo que o prazer esteja sempre presente, ressalta a utilização de brincadeiras cuja a forma que é passada carrega a diversão e o ensinamento e principalmente se compõem pelo objetivo de alfabetizar e letrar.  

 

 

 

   

 

 

 

PROBLEMA E OBJETIVOS   

A escola na qual frequentamos tem como objetivo o ensino construtivista, que toma o aluno como protagonista do seu processo de aprendizado, na qual permite o aluno criar, experimentar o conhecimento e o aprendizado. Como já visto esse processo é um pouco criticado por conta da aplicabilidade no contexto brasileiro, dada às condições estruturais na escola e quantidade de alunos em sala de aula; o que gera certa dificuldade ao professor de se adentrar as várias formas e estilos que seus alunos convivem; mas ainda sim tendo que levar em consideração a cultura local na qual a escola está inserida. Uma das formas de se atingir aos alunos de modo mais amplo é com a utilização da arte, é ela quem mostra formas e sentidos diferentes, com ela podemos diferenciar símbolos e sinais, compreender culturas diferentes e nos comunicar de forma ampla, deste modo as brincadeiras e trabalhos lúdicos que envolvem a arte são ricos em significados e ajudam compor no processo de aprendizagem auxiliando os estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com