TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho Universitário: O ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

O ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este estudo tem como objetivo principal investigar os saberes e as práticas com relação ao ensino de Arte nas escolas. Como procedimento de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista composta por um roteiro de questões. Os dados coletados foram analisados por meio de procedimento de análise conteúdo. Os resultados da análise identificaram que a maioria dos professores não tem conhecimento sobre a disciplina Arte, nem tampouco, a formação necessária para atuar nessa área de conhecimento. O que acaba gerando uma limitação desse ensino, onde acontece a desvalorização do professor da disciplina gerada a partir da falta de recursos didáticos, metodologias, motivação e do próprio reconhecimento da Arte como disciplina obrigatória nos currículos escolares e com a mesma importância que as demais. Essa ausência de conhecimento dos professores, atrelado a outros fatores, contribuem para um ensino de Arte limitado somente à sala de aula, proporcionado inúmeras deficiências. Para esses esclarecimentos trabalhamos como os seguintes autores: Azevedo (2003), Barbosa (1998), Brasil (1997) Bosi (1995), Cavalcanti (1995), Fusari (2004), Iavelberg (2003), Pimentel (1995), Unicsul (1995).

Dessa forma, pretende-se propor novas estratégias pedagógicas em relação a importância do ensino da Arte nas escolas, buscando a cada dia novas metodologias que venham a aumentar o leque de atividades que o professor poderá desenvolver na sala de aula, envolvendo as cinco áreas que a Arte engloba: Artes visuais, dança música, teatro e artes audiovisuais, já que muitas competências e habilidades são deixadas de lado por desconhecimento ou falta de compromisso com uma formação plena e humanística de nossas crianças e jovens.

Portanto, a implantação do ensino da Arte nas escolas como regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, ainda é um grande desafio que se apresenta para este momento, uma vez que a sua presença como área de conhecimento nem sempre é suficientemente compreendida nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com