TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TURISMO RELIGIOSO NO MUNÍCIPIO DE ILHÉUS

Por:   •  7/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

                                       [pic 1]

BEATRIZ OLIVEIRA DANTAS

LEIDIMILA REIS DOS SANTOS

MAIQUELE DE JESUS PINHEIRO

TURISMO RELIGIOSO NO MUNÍCIPIO DE ILHÉUS

Uruçuca-Bahia

2019

[pic 2]

TURISMO RELIGIOSO NO MUNÍCIPIO DE ILHÉUS

[pic 3]

        

Uruçuca-Bahia

2019

1 INTRODUÇÃO

O turismo religioso é um segmento que desloca milhares de turistas ao ano, turistas esses denominados fiéis ou peregrinos. São pessoas que partem em busca de experiências que demonstra o significado da fé. Este trabalho irá apresentar como o turismo religioso pode ampliar o potencial turístico do munícipio de Ilhéus através de rotas turísticas colaborando para identificação de festas, restaurantes, pontos históricos, entre outros. Portanto, a atividade turística tem o poder de interferir na economia local, nos costumes culturais, e muitas vezes auxiliando na manutenção do patrimônio dos locais de visitação e peregrinação.

1.1 PROBLEMA:

Como turismo religioso pode ampliar o potencial turístico do munícipio de Ilhéus?

1.1.1 Questões norteadoras

  • Em que nível o turismo religioso pode amplificar o potencial turístico do munícipio de Ilhéus?
  • Como identificar os principiais pontos turísticos para a formulação do roteiro?
  • Qual conhecimento dos habitantes do município de Ilhéus acerca do turismo religioso?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Compreender como o turismo religioso pode ampliar o potencial turístico no município de Ilhéus, para assim apresentar um planejamento e uma rota turística.

1.2.2 Objetivos específicos:

- Identificar as principais atrativos religiosos no município de Ilhéus.

- Identificar as festas e comemorações religiosa em dias específicos.

- Traçar uma rota turística no município de Ilhéus.

1.3 JUSTIFICATIVA

O trabalho busca ampliar o potencial turistico do município de Ilhéus, oferencendo assim um seviço de inteira qualidade para os receptores. Este projeto é importante pois diante de tantas aréas que o turismo apresenta, o turismo religioso pode ser um ponto atrativo para pequenas cidades que possui igrejas, capelas, templos sagrados, rios, grutas, montes entre outros lugares denominado para a prática do turismo religioso de acordo com cada religião. A possibilidade de contribuir para a formação do guia de turismo, e para a inclusão de mais turistas no plano da jornada da fé. Este projeto visa abordar sobre a importância da literatura, que trata sobre a atuação do profissional na aréa do turismo religioso. Isso porque os estudiosos se procupam em tratar sobre a perigrinação e a romaria, que é um ato religioso feito por um grupo de pessoas que a igreja considera santo, seja para pagar promessas, agradecer, pedir graças, ou até mesmo por devoção.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

         O turismo religioso refere se a pessoas se movimentando ou se deslocando de um local de origem para outro destino, onde permanecem por algum tempo. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada sob dois aspectos: em primeiro lugar para que a cultura religiosa não venha perder o seu sentido enquanto manifestação de fé e em segundo lugar para que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência. Segundo Dias (2003, p.5),

Encontramos dois tipos de visitantes, o peregrino puro, cuja motivação é de natureza unicamente religiosa e sua jornada uni funcional, e o outro tipo de visitante, que ao ampliar o leque de motivações na jornada, caracteriza a mesma como multifuncional. 

        Tomando-se como referência o pensamento de Dias, pode ser dizer que a religião é um conjunto de sistemas culturais e crenças, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade. De acordo com as religiões católicas e evangélicas, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Em uma palestra em Portugal a pastora do turismo religioso Ana Mendes Godinho explica o conceito que diante da sua concepção pode ajudar na compreensão do turismo religioso (2017, p.6),

 O turismo religioso é a manifestação da cultura e da história. É a manifestação mais antiga de turismo no mundo e também um pretexto para conhecer e mostrar o país, seja por motivações espirituais ou culturais, o setor do turismo religioso proporciona uma descoberta de todo o território.

        O turismo religioso é um conjunto bastante diverso, e junto com ele está as manifestações dos peregrinos que diferente dos turistas vão para estes locais em busca de satisfação, anseios espirituais e cumprimento de votos, esperando receber uma solução divina para seus problemas familiares e amigos. Segundo o pensamento de Paulo Queiroz (2010, p.1), ‘’religião é mitologia com outro nome, todo discurso religioso é um discurso mitológico mas, nem todo discurso mitológico é um discurso religioso.’’ Por ser um discurso não literal, os discursos mitológicos apresentam algumas pesquisas bibliográficas que mostram que são temas verdadeiros, mas que também não é uma verdade pragmática, pois não evidência os fatos com clareza. O turismo religioso é uma prática comum em destinos turístico com forte devoção religiosa ou pequenas cidades que possuem um grande valor histórico religioso. De acordo com Lenildo Medeiros (2019, p.3) ‘’o turismo religioso também pode ser conceituado como, um segmento de mercado do turismo que se difere dos demais pois tem como principal motivação a fé das pessoas’’. Inclusive, vale ressaltar que muitas pessoas que viajam por motivos religiosos nunca fariam tal deslocamento ou deixariam suas casas por um motivo qualquer, bem menos convincente para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (243.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com