TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Religioso Popular? Entre a Ambiguidade Conceitual e as Oportunidades de Mercado.

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Período - 2016/1º

Disciplina: Cultura Brasileira

Coordenador: Maria Amália

Aluna: Luiza Baptista Alves           Matrícula:15117130024                   Pólo: Niterói

Resenha do Texto: Turismo religioso popular? Entre a ambiguidade conceitual e as oportunidades de mercado.

        No artigo escrito por Emerson J. Sena da Silveira, o autor nos mostra como o termo turismo religioso é utilizado, como é visto no mercado e qual a característica dos indivíduos que buscam os locais para praticar a atividade, como os santuários, eventos religiosos, etc. tendo como objetivo a devoção ou lazer.

        O turismo é caracterizado pelo deslocamento de pessoas que desejam permanecer em um local por mais de 24h. Os indivíduos que buscam se deslocar para igrejas, festas religiosas, etc. praticam a atividade turística. Entretanto, o termo turismo religioso acaba gerando um conflito, pois, os visitantes que buscam as peregrinações possuem desejos diferentes de um turista que busca conhecer o local além de torná-lo objeto de consumo. A preocupação que se gera em torno disto, é que o santuário não seja visto da forma como seus objetivos são estabelecidos e este “turismo religioso” torne-se apenas objeto de mercantilização visando unicamente o lucro.

        No Brasil a divulgação deste tipo de turismo, na maioria das vezes, é em prol do Catolicismo, excluindo outras manifestações religiosas e culturais existentes no país que são descendentes dos vários povos que aqui se instalaram, como os africanos, onde podemos encontrar no estado da Bahia por exemplo, rituais de candomblé. Também existem os festivais de música gospel, rituais ecumênicos, entre outros.

        A preocupação deve ser em não tratar essas manifestações religiosas somente como objeto de lucro, precisam ser respeitadas seus verdadeiros significados para que estes não se tornem apenas monumentos para turista ver. Esse tipo de turismo deve se desenvolver de forma que esteja sempre visando o real significado atribuído a estes locais sagrados.

Referência Bibliográfica: ¹SILVEIRA, Emerson J. Sena da. Turismo religioso popular? Entre a ambiguidade conceitual e as oportunidades de mercado. In: Revista de Antropologia Experimental. Universidad de Jaén. n.4, 2004.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (97 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com