TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto de gestão de pessoas

Por:   •  11/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

1) Analise a organização em que você trabalha, ou outra que você tenha fácil acesso, e verifique se a empresa procura atender às necessidades e aos objetivos de seus colaboradores. Em caso positivo, liste quais são as ações destinadas a esse fim. Em caso negativo, descreva quais pontos negativos podem ser percebidos como consequência do não atendimento.

2) A partir da comparação acerca das diferentes visões de homem, que vão do homem econômico até o homem complexo, nas diferentes teorias administrativas, explique por que a gestão de pessoas deve ser percebida como gestão de mudança organizacional.

RESPOSTAS

É muito importante que a empresa procure atender às necessidades dos seus colaboradores, pois caso ele não perceba vantagens para si próprio, sua relação torna-se menos proveitosa, pois ele dificilmente irá se comprometer com as metas e é interessante que todos demonstrem foco para o alcance do que foi planejado. A empresa em questão que eu analisei, procura atender as necessidades dos seus trabalhadores. Entendendo também o que eles pensam sobre elas, esclarecendo a todos os colaboradores a missão da empresa, criando sinergia, fazendo com que todos olhem na mesma direção. É importante que os colaboradores, visualizem um programa de ascensão dentro da empresa, para que nunca eles se sintam estagnados, sem uma meta para aumento de salário, novas responsabilidades e com isso eles sintam que são importantes dentro do aspecto funcional da empresa, sendo importante que eles “vistam a camisa” da empresa para que consigam realizar os objetivos e com isso realizem suas prospectivas pessoas. A empresa em questão, pensa muito sobre a questão da proatividade dos seus funcionários, tentando sempre desenvolver e parabenizar funcionários que não ficam dependentes de seus superiores, mas que tragam sempre soluções para as questões, que definam objetivos e sigam em direção deles sem a necessidade de sempre ter um superior cobrando tais aspectos. No geral a empresa em questão visa o bem estar dos colaboradores.

A concepção do indivíduo no ambiente de trabalho se alterou muito em cada teoria da administração. Observamos a transição entre indivíduo econômico, em que se tinha um enfoque grande apenas na necessidade financeira da pessoa, para um indivio complexo, pensando que existem muitas outras necessidades além do aspecto financeiro. Pensando nesses aspectos, seguir a teoria contingencial mostra ser a melhor estratégia para a gestão de pessoas. Ter foco na capacitação para lidar com os processos de mudança e maneiras como os indivíduos interagem para construção de novas dinâmicas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com