TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE MAARKETING

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

AMANDA SOLIMAR DA SILVA OLIVEIRA ALMEIDA

FUNDAMENTOS DE MARKETING

SALVADOR/BA

2021

AMANDA SOLIMAR DA SILVA OLIVEIRA ALMEIDA

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos de Marketing, no curso Graduação em Administração do Centro Universitário Jorge Amado, sob orientação da Prof.ª Lorene Paixão.

SALVADOR/BA

2021

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Chamamos de endomarketing todo o processo de alinhamento entre a empresa e o funcionário, todo esforço que a empresa faz para aproximar o funcionário da estratégia da empresa chamamos de endomarketing. Os modelos de comunicação interna, mas comuns são os murais e também jornais e revistas direcionadas ao colaborador que se estende também a família, e tem muitas empresas que também utilizam a parte digital para se comunicar. A informação ela tem que ser verdadeira seja de produtos, sistema, benefícios ela deve ser verdadeira e alinhada ao publico que vai se falar.

O ideal é que a empresa fale para seus funcionários o que ela é o que ela faz como ela faz com que objetivos ela faz e aonde ela quer chegar para que as pessoas vistam a camisa da empresa e consigam ajudar os seus lideres a chegar a seus objetivos. O líder da empresa é considerado o mais eficiente meio de comunicação interna por que ele está direto com as pessoas passando informações e as pessoas quando tem alguma dúvida vão tratar diretamente com seus lideres, então esses lideres por sua vez devem está preparados para isso.

As informações da empresa devem ser divulgadas primeiro internamente para depois externamente, informação hoje é motivação, quando se tem informação privilegiada o funcionário fica motivado, é onde o endomarketing trabalha no afetivo. O feedback é muito importante, o líder tem que ser treinado para dar e receber feedback, pois o maior descontentamento das pessoas em seu ambiente de trabalho é por falta de feedback, o feedback também é uma forma de comunicação interna muito eficiente e nada melhor para dar feedback do que o próprio líder.

É preciso fazer o endomarketing todos os dias, se reunindo com a equipe passando as atividades, motivando a fazer o melhor, mesmo que a equipe seja pequena é preciso trabalhar o endomarketing, mesmo que o dono da empresa seja uma pessoa mais técnica e não tem essa habilidade ele deve contratar um profissional especializado, o resultado das empresas que trabalham com endomarketing e tem um processo de informação alinhado é muito gratificante.

REFERÊNCIAS:

AVELAR, Ediana; BITTENCOURT, Luís (Org.). Gestão do marketing:casos e estratégias. Rio de Janeiro: iVentura, 2009.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Learning, c2010.

Importância do Endomarketing Para o Resultado das Empresas (solides.com.br), acesso em 13 de março de 2021.

Endomarketing - Brasil Escola (uol.com.br), acesso em 15 de março de 2021.

Endomarketing: entenda sua importância para o crescimento (idealmarketing.com.br), acesso em 16 de março de 2021.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com