TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III MAGAZINE LUIZA

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  2.397 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira da Universidade Paulista – UNIP, que tem como objetivo relatar um estudo da empresa Magazine Luiza S. A, que conta com uma equipe administrativa de profissionais altamente qualificados, com conhecimento na área de revenda de mercadoria, serviços no varejo e no mercado financeiro, sendo assim será informado sobre a história, ramo de atividade e constituição da companhia, certificando como são aplicados os conceitos de finanças no dia a dia, demonstrando na prática seu cotidiano a partir de estudos das disciplinas de fundamentos da gestão financeira, contabilidade e estatística aplicada, com base na aprendizagem dedicada a tais disciplinas durante o bimestre e que tem por objetivo final inserir o aluno nas práticas gerenciais de finanças fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos.

Palavras-chave: Finanças, Contabilidade e Disciplinas.

ABSTRACT

This work it is an Integrated Project Multidisciplinary (PIM III), the Technological Course in Financial Management from the Universidade Paulista - UNIP, which aims to report a study of Magazine Luiza S. The company, which has a team management of highly qualified professionals with knowledge in the retail area of goods, services, retail and financial markets, and thus will be informed about the history of activity and incorporation of the company, making sure as finance concepts are applied on the day, demonstrating in practice its daily from studies of subjects fundamentals of financial management, accounting and applied statistics, based on learning dedicated to such subjects during the two months and whose ultimate goal put the student in management practices based finance in theoretical knowledge.

Keywords: Finance, Accounting and Disciplines

LISTAS DE TABELAS

Tabela 1 - Demonstrativo de fluxo de caixa 11

Tabela 2 - Balanço Patrimonial Simplificado 13

Tabela 3 - Total de Empregados 19

Tabela 4 - Rotatividade 2015 19

SUMÁRIO

RESUMO 5

1. INTRODUÇÃO 5

2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA 7

2.1 A administração financeira e suas atribuições. 8

3 CONTABILIDADE 12

3.1 Balanço Patrimonial 12

3.2 Análise da Liquidez 13

3.2.1 Liquidez Geral 14

3.2.2 Liquidez Imediata 14

3.2.3 Liquidez Seca 15

3.2.4 Liquidez Corrente 16

3.2.5 Grau de Endividamento 17

4 ESTATÍSTICA APLICADA 18

4.1 Dados estatísticos 18

5 CONCLUSÃO 20

6 REFERÊNCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto vem apresentar uma empresa que atua no ramo de varejo de móveis e eletrodomésticos a mais de 50 anos, a Magazine Luiza S.A. utilizando o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas: Fundamentos da Gestão Financeira, Contabilidade e Estatística Aplicada e através de pesquisa qualitativa realizada sobre a empresa, podemos identificar como a gestão financeira pode colaborar em todo o processo.

Em 1956 um viajante chamado Pelegrino José Donato casado com Luiza Trajano Moradores da cidade de Franca- SP compraram uma loja chamada A Cristaleira, que vendia móveis e eletrodomésticos. Após a aquisição, eles promoveram um concurso em uma rádio para a escolha de um novo nome da loja e o nome escolhido foi Magazine Luiza. Um exemplo de que, desde então, a empresa ouve e respeita a opinião de seu público e assim surgiu uma das empresas líderes do varejo no Brasil, com 736 lojas em 16 Estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Em 1991, foi iniciada uma reestruturação societária, a fim de propiciar uma expansão aos negócios da sociedade. Foi ai que ingressou ao quadro societário a Holding LTD. No mesmo ano, Luiza Helena Trajano, sobrinha de Luiza Trajano Donato assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luiza. Sob seu comando foram criadas Lojas Virtuais e deu início a uma grande transformação no modelo de gestão, com o objetivo de fortalecer a sociedade para o século seguinte. Nos anos que se seguiram, lojas foram ampliadas, outras tantas foram inauguradas em todas as regiões do Brasil, foram constituídas associações com instituições financeiras, foi recebida aporte de capital de fundos de uma grande investidora internacional, foram criados a TV Luiza, a Rádio Luiza e o Portal Luiza, veículos de comunicação interna exclusivos para informar os colaboradores da rede, Em 2010, com a aquisição das Lojas Maia, que possuía 136 unidades espalhadas pelos 9 Estados da Região Nordeste, foram alcançadas a expressiva marca de 30 milhões de clientes em 16 Estados do Brasil. Ao final do mesmo ano, foi transferida para a Cidade de São Paulo o escritório de negócios. Em junho de 2011, foi finalizado o processo de Oferta Pública Inicial de Ações (IPO), um passo muito importante para a estratégia e trajetória de crescimento, permitindo o acesso a uma fonte alternativa de financiamento dos investimentos, geração de empregos e criação de valor para os nossos acionistas. Em 2014 foi criado o Luizalabs, o centro de inovação. No ano de 2015, já com 786 lojas, o Magazine Luiza deu início a um novo ciclo, o Ciclo da Transformação Digital com lançamento de um novo aplicativo mobile e implantação do Mobile Vendas em 180 lojas.

A Finalidade do presente projeto é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com