TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TCC - CONTROLE INTERNO MICRO EMPRESA

Por:   •  24/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 7

ADRIANA LUKASCHECK BRISOLA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA MICROEMPRESA: ARMAZÉM DO ACABAMENTO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – PORTAL EDUCAÇÃO

JACAREÍ – 2015

ADRIANA LUKASCHECK BRISOLA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA MICROEMPRESA: ARMAZÉM DO ACABAMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós Graduação em Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Católica Dom Bosco, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.

Jacareí

MMXV

CAPÍTULO I

1 – Introdução

As alterações e interferências na economia atual forçam as organizações reverem suas técnicas de desenvolvimento, para que se enquadrem à nova realidade econômica. O aumento da competitividade exige que as empresas utilizem seus recursos com ainda mais cautela, eficiência e eficácia. A busca pelo pela eficiência na utilização dos recursos faz com que responsáveis de todas as áreas da empresa, tomem decisões com base em informações relevantes e consistentes.

Devido às grandes mudanças, pequenas e micro empresas passam por momentos de pouca estabilidade, necessitando então de auxilio e informações que lhes auxiliem em todas as áreas a da gestão empresarial, desde o planejamento à análise de resultados.

Com a necessidade de obter informações atualizadas, e projeções de um futuro, faz com que as empresas criem diferentes instrumentos de controle, que lhes mostre a lucratividade e seja de fácil entendimento. A utilização de planilhas, sistemas de controle interno auxiliam os gestores a alcançar melhores resultados, com eficiência e eficácia, e ainda garantir o crescimento da organização. Uma empresa sem controle interno causa transtornos e dificuldades aos funcionários, clientes e gestores, prejudicando grandemente toda a organização.

Controle interno consiste em um conjunto de ferramentas, procedimentos, que quando implantados, auxiliam na busca dos resultados desejados. Tem como objetivo, identificar e corrigir falhas, sejam essas de procedimentos e métodos criados na empresa, entre outros.

Partindo desse pressuposto, a pesquisa desenvolvida, tem por finalidade analisar e descrever as práticas de controle interno, utilizado na empresa Armazém do Acabamento, para tomadas de decisões e obtenção de melhores resultados.

  1. – Justificativa

Com base no desenvolvimento das empresas e mudanças críticas na economia do País, as organizações fazem uso de técnicas que possibilitam o controle de desempenho. O uso do controle interno possibilita a integridade dos registros, e mostram a realidade da empresa.

Nesse contexto, pode-se justificar a realização do presente projeto, que visa identificar os instrumentos de controle utilizados na empresa Armazém do Acabamento e ainda mostrar as vantagens e auxílios proporcionados pelo uso de um controle interno. A escolha do presente tema deu-se devido à importância que o controle interno representa nas organizações, uma vez que aplicado, e utilizado corretamente e continuamente, detecta irregularidades na empresa, agindo assim como uma ação preventiva em relação aos procedimentos aplicados.

A pesquisa, busca atuar como contribuição para a empresa em estudo, e servir de base para outras pesquisas, visando que não serão exploradas todas as possibilidades que envolvem a problemática do tema.

  1. – Problemática

A desorganização em uma empresa traz complicações a todos os envolvidos, desde os funcionários, fornecedores aos clientes, causando impactos na imagem perante o mercado, também na lucratividade e no rendimento do trabalho. Ter um bom controle interno permite diminuir fatos indesejáveis, identificar riscos e auxiliar gestores nas tomadas de decisões com eficiência e eficácia.

Em nosso dia a dia, controlamos nossas atividades e nem sequer notamos. Quando conferimos a fatura do cartão e outras contas, estamos executando uma atividade de controle. No contexto empresarial, “muitos não sobrevivem” devido às falhas e até a falta de controle. Esses problemas são presentes em todos os departamentos das empresas.

A empresa Armazém do Acabamento é uma empresa consideravelmente nova no mercado de Acabamento final. Com funcionamento desde Dezembro de 2014, atuando com a economia brasileira em crise, ainda assim, vêm conseguindo alcançar seus objetivos diante a concorrência e com inúmeras adaptações devido às mudanças impostas pela atual situação. Com isso nota-se a necessidade de ter um controle interno bem elaborado, estimulando ainda mais o alcance das metas estipuladas. Assim, o projeto tem como problemática: Quais os métodos e práticas de controle interno, utilizadas na empresa Armazém do Acabamento, que podem contribuir para seu desenvolvimento e crescimento?


  1. – Objetivos
  1. Objetivo Geral

Conhecer os fundamentos trazidos pela Literatura acerca do controle interno e identificar os tipos e práticas de controles utilizados na empresa Armazém do Acabamento, analisando sua contribuição na organização.

  1. Objetivo Específico

  • Descrever principais conceitos de controle interno
  • Identificar e descrever as técnicas de controle interno utilizadas na empresa Armazém do Acabamento
  • Analisar a importância do controle interno para o desenvolvimento da empresa em estudo
  • Analisar e avaliar a utilização das técnicas de controle interno na empresa.
  1. – Formulação de Hipóteses

Ter um sistema ou até mesmo planilhas que auxiliem a tomada de decisões nas empresas é fundamental. A falta de controle interno, muitas vezes ocasiona o não desenvolvimento das empresas, impedindo-as de atingir a maturidade empresarial.

        

CAPÍTULO II

2 - Referencial Teórico

 Considerando o estudo em questão, que se refere à análise e criação de métodos de controles internos em uma microempresa comercial do ramo acabamentos finos (material de construção), é necessário conhecer os conceitos envolvidos para o desenvolvimento da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com