TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Controle Interno de Contas a Recber

Por:   •  2/10/2018  •  Monografia  •  3.064 Palavras (13 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE – FAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JOSELENE ANDRADE DOS SANTOS

CONTROLE INTERNO DE CONTAS A RECEBER: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

RECIFE

2018

FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE – FAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONTROLE INTERNO DE CONTAS A RECEBER: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

 

Pré-projeto de conclusão da disciplina Estágio Supervisionado Acadêmico, como parte dos requistos para conclusão do curso de Graduação em Administração, sob orientação da Profa. Msc. Maria da Penha de C. Vaz.

JOSELENE ANDRADE DOS SANTOS

RECIFE

2018

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 05

JUSTIFICATIVA........................................................................................................ 06

PROBLEMA ............................................................................................................. 07

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................. 08

HIPÓTESES ............................................................................................................. 15

OBJETIVOS ............................................................................................................. 16

METODOLOGIA ...................................................................................................... 17

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 18

RESUMO

A gestão de contas a receber é de extrema importância para as organizações, pois fornece informações para elaboração do planejamento financeiro e auxilia na tomada de decisão. O presente trabalho possui como objetivo avaliar o controle interno de contas a receber na empresa, KM COMÉRCIO DE PNEUD LTDA, no período de janeiro a maio de 2018. O estudo foi realizado através de relatórios disponibilizados pela organização e observação no local das rotinas do setor financeiro. A partir dessa avaliação, pôde-se identificar que a empresa possui algumas regras em relação à política de crédito e cobrança, porém o realizado na prática não condiz com as informações documentadas. Por tanto ela necessita definir claramente suas políticas financeiras e pratica-las, a fim de gerenciar adequadamente suas contas a receber para alcançar melhores resultados.

Palavras-chave: Controle Interno. Contas a receber. Empresa de pequeno porte.


1.  INTRODUÇAÕ

Na atualidade, as pequenas e médias empresas estão percebendo a relevância do controle interno como ferramenta de gestão, pois o mesmo se mostra eficiente ao evitar a ocorrência de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos.

O controle interno retrata um conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com a finalidade de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e auxiliar a administração na condução ordenada dos negócios. Conforme Almeida (2001, p. 65), “Os sistemas de controles internos devem permitir a manutenção de instrumentos que reduzam os riscos e ajudam as organizações a garantir a confiabilidade de demonstrativos financeiros e a conformidade com as leis e regulamentações”.

As contas a receber são basicamente denominadas com a entrada de recursos na empresa, provenientes da venda de mercadoria ou de serviço, nesse caso da empresa pesquisada, essa receita vem da venda dos pneus, podendo ser elas a curto, médio ou em longo prazo. Pode-se dizer que elas são responsáveis por um fluxo de caixa satisfatório.

2. JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema se deu devido às mudanças no cenário empresarial em que os mercados são muito competitivos, onde as empresas sentem a necessidade de se atualizar e de se adaptar a nova realidade do mercado.

Apesar da relevância quanto à utilização dos controles internos, a maioria das empresas comerciais de pequeno porte não dispõe de um sistema eficiente de controle interno efetivo de suas atividades de contas a receber, deste modo estão sujeitas a eventuais problemas em sua gestão.

Segundo Crepaldi (2000), 

O que diferencia as pequenas e médias empresas é seu estágio administrativo-gerencial, resultante do grau de manifestação das seguintes características:

a) administração exercida por seus fundadores;

b) conflitos quanto à profissionalização da administração;

c) falta de pessoal qualificado suficiente;

d) utilização de dois sistemas de informação: o contábil e o informal/gerencial;  

e) falta de planejamento estratégico integrado aos planos de curto e médio prazo (Crepaldi 2000, p. 126).

 Para a prevenção de possíveis problemas que possam vir a ocorrer, a implantação de um eficiente sistema de controle interno de contas a receber pode trazer benefícios às empresas comerciais de pequeno porte, por meio do fornecimento de informações para a administração, proteção de ativos e garantindo, dessa forma, a eficiência no alcance de objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com