TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatar uma Pesquisa que Realizamos na Empresa O Boticário

Por:   •  21/9/2015  •  Monografia  •  3.858 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.................................................................................................

2  DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.2 PESQUISA DE MERCADO............................................................................5

3    NEGOCIAÇÃO ...............................................................................................7

4    MARKETING............................................................................................... 11

3   CONCLUSÃO.................................................................................................4

REFERÊNCIAS....................................................................................................5

ANEXOS...............................................................................................................6

ANEXO A – Pesquisa de mercado – empresa Boticario......................................7



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo de nosso trabalho é relatar uma pesquisa que realizamos na empresa O Boticário, sediada em Uberlândia – MG realizamos nossas pesquisas com base nos estudos realizados em sala de aula.

        Mais concretamente os nossos estudos se voltaram, sobre a pesquisa de mercado, negociação e marketing da franquia visitada.

        As pessoas buscam cada vez mais produtos que lhe proporcionem conforto e bem estar, no Boticário existem mas de 600 produtos no seu portfolio entre perfumes. loções e maquiagem, oferecendo aos clientes não apenas produtos, mas sim soluções de beleza. A estrutura da loja proporciona uma agradável experiência de compra aos consumidores, oferendo modernidade e inovação em produtos e serviços.         

A empresa criou a Fundação Boticário de proteção a natureza, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza.

        A franquia ou sistema de franchising é um método de distribuição e comercialização em que o franqueado tem o direito e á concessão para uso e comercialização de nome, produtos e serviços e a marca. O franqueado recebe treinamento, assistência técnica, maquinário e produtos para seu negocio, em troca para a taxa de adesão, ou seja os royalties.

        Para abrir uma franquia Boticário é necessário um investimento a partir de R$ 250.000.00. tendo um retorno de R$ 70.000,00 por mês e lucratividade de 8 a 10% do faturamento bruto.  

Apresentaremos também no desenvolvimento de nosso trabalho, os métodos de negociação utilizados pela gerente da loja para melhorar as vendas e assim alcançar as metas definidas.

A negociação se faz presente em todos os momentos, através da negociação a gerente da empresa, pode tomar decisões para melhorar a gestão da empresa e também para melhorar o comportamento dos funcionários,

No estudo do marketing, verificamos que a empresa usa uma gama de possibilidades para atingir seu publico alvo.

Usaremos, o aprendizado em sala de aula para podermos realizarmos nossas pesquisas e nossas entrevistas. A gerente da loja autorizou que entrevistássemos os clientes em atendimento, para que pudéssemos desenvolver nosso trabalho.

Verificamos que a gerente da loja, tem o auxilio da equipe de marketing da franquia, que esta sempre em desenvolvendo promoções, pois tanto o dono da franquia quanto o dono da marca, sabe que o investimento no marketing, é o que vai lhes proporcionar retorno financeiro e aumentar o faturamento da empresa.

Toda a pesquisa realizada com a gerente teve carater informal, e as informações repassadas pela gerente, nos deu o caminho para o desenvolvimento do nosso trabalho.

.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PESQUISA DE MERCADO

Para iniciar o nosso trabalho primeiramente vamos relatar a historia da empresa que escolhemos para realizar nossas pesquisas, O Boticário.

O Boticário começou sua história em 1977, como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba – PR, hoje é uma das grandes empresas cosméticas do Brasil, é a maior rede de franquias do setor em todo o mundo.

O Boticário gera em torno de 14 mil vagas. Só a fábrica, localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, tem cerca de 1,2 mil funcionários. Atualmente, a linha de produtos do Boticário conta com aproximadamente 600 itens, divididos entre cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos.        .

Pesquisando a historia da empresa, descobrimos que para os investidores o Boticário é uma joia, ou seja, uma empresa que não tem riscos. A empresa é líder mundial em franquias de cosméticos.

Tem mais de 3 600 lojas espalhadas pelo Brasil, no ano passado, colocaram em prática seu mais ambicioso plano de expansão, com a criação de três marcas e o lançamento de 1 500 produtos — um recorde em 35 anos. A gerente não pode nos passar o lucro da empresa, por ser empresa de capital fechado, mas nos informou que a margem de lucro da empresa gera em torno de 10% das vendas da loja.··.

Na pesquisa de mercado, a gerente nos informou que o segredo do Boticário é estratégia, estar na hora certa, nos pai certo, com a estratégia certa.

        A gerente de marketing da franquia esta sempre acompanhando a expansão da classe média, através de Jornais, internet, revista Exame, e etc...

Depois de conseguir comprar os itens básicos para o dia a dia, os brasileiros vêm gastando cada vez mais com cremes, batons, perfumes. O aumento da idade média da população e a maior participação da mulher no mercado de trabalho também impulsionam os cosméticos. 

Poucas empresas estavam tão preparadas para aproveitar esse fenômeno social como o Boticário. Para começar, nenhuma outra rede tem tantos pontos de venda no país. Ao se espalhar por 1 700 cidades, algumas com apenas  20 000 habitantes, o Boticário se transformou na primeira opção de compra de milhares de consumidores que não tinham acesso a outras redes de perfumaria. Esse é um modelo de negócios único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com