TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Mixing Qualitative and Quantitative Methods: Triangulation in Action. Administrative Science Quarterly

Por:   •  17/5/2017  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de Pós-Graduação em Administração – PUC Minas

Disciplina: Métodos de Pesquisa Qualitativa

Professor: Dr. José Márcio de Castro

Aluno: Samuel Martins

Data: 12/05/2017

Resenha texto 16: Jick, Todd D. Mixing Qualitative and Quantitative Methods: Triangulation in Action. Administrative Science Quarterly: Journal Article. Vol. 24, No. 4, Qualitative Methodology (Dec., 1979), pp. 602-611

O texto aborda a tradição da utilização de métodos pesquisas sociais voltados ao uso de mútiplos métodos, quantitativos e qualitativos, realizando a triangulação. Entretanto, de acordo com o texto, ainda não há um consenso por parte desses teóricos a respeito de critérios para essa triangulação. Partindo-se dessa lacuna é que esse estudo é elaborado. Assim, objetiva-se em criar um norte ao pesquisador a fim de possibilitar o entendimento bem como consciência nesse método.

A triangulação, tida como uma metáfora, é uma estratégia, onde o pesquisador pode melhorar a precisão de seus julgamentos a partir da coleta de diferentes tipos de dados sobre os mesmos fenômenos. Aborda-se também, outros significados para a triangulação. Um “dentro do método” cuja abordagem é a verificação cruzada interna e confiabilidade e a “entre métodos” cuja abordagem está em testar o grau da validade externa.

Para alguns teóricos, a utilização de múltiplos métodos reforçam os resultados válidos de estudos, ou seja, medidas múltiplas e independentes e que propiciam chegar às mesmas conclusões resultam um retrato mais dígno, completo, holístico e contextual do fenômeno.

Na utilização de múltiplos métodos, quantitativos e qualitativos, que possuem características distintas, o que se perde, ou se limita por um método, se compensa no outro. Através do método qualitativo, o pesquisador é encorajado a sistematizar observações, técnicas de amostragem e no desenvolvimento de esquemas quantificáveis de codificação. Já na quantitativa, o incentivo na potencialização da observação social, compreensão na validação dos resultados ou esclarecimento de achados importantes. Daí a compensação necessária das limitações em cada um dos métodos que o pesquisador deve atentar para maior validade e confiabilidade dos achados pois as falhas de um método podem ser compensadas pelas possibilidades do outro.

Na abordagem do autor, quanto da aplicação prática de múltiplos métodos, divergências podem revelar-se novas oportunidades para o enquecimento dos achados. Para tanto, nas descobertas inesperadas, diferentes medidas podem produzir resultados desiguais. Contudo, cabe ao pesquisador a conciliação dessas divergências de alguma forma. É nesse ponto que podem aparecer os resultados inesperados ou fatores contextuais não vistos.

Segundo o autor, a triangulação proporciona várias oportunidades aos pesquisadores pois proporciona cofiança ao pesquisador nos resultados obtidos,  estimula a criação de métodos inventivos, leva a uma síntese ou integração de teorias, serve de testes críticos. Assim pode-se notar a grande relevânvia e benefícios da triangulação.

Entretanto, ainda segundo o autor, a triangulação possui algumas deficiências. Cita que a replicação pode ser extremamente difícil em fenômenos semelhantes, inútil com a pergunta de pesquisa errada e ainda não ser recomendada para legitimar método demoninante ou de preferência do pesquisador. Ressalta ainda que não pode ser adequada a todos os propósitos de pesquisa.

Por fim, conclui-se que a triangulação possui como maior papel o estimular ao pesquisador a definir e analisar melhor os problemas na pesquisa organizacional, munindo-lhe de múltiplas possibilidades de analisar e entender os fenômenos e a partir daí construir pesquisas com maior segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com