TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS - CPTL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ELCIO YAMAGUTI JUNIOR

LETICIA PISSURNO GONÇALVES

MATHEUS GRIGORINI

TAINARA DOS SANTOS OLIVEIRA

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Três Lagoas/MS
2016

ELCIO YAMAGUTI JUNIOR

LETICIA PISSURNO GONÇALVES

MATHEUS GRIGORINI

TAINARA DOS SANTOS OLIVEIRA

ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS ARTIGOS REFERENTE A “PRODUÇÃO MAIS LIMPA E ECOEFICIÊNCIA” DENTRO DA GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Modismo em Administração para análise do Professor Nelson Yokoyama.

Três Lagoas/MS
2016

  1. INTRODUÇÃO

A Gestão Ambiental e sua consciência sustentável surgiram na década de 60 e 70, regida por algumas transformações culturais da época. Com o crescimento desenfreado da produção de bens, e o poder de consumo subindo, as empresas cegas pelo poder e pela lucratividade se sentem na obrigação de suprir as necessidades das altas demandas, acarretando problemas como, escassez de água, crise energética, grande aumento de doenças, secas e enchentes, a previsão do fim dos recursos naturais existentes, tudo providenciado principalmente pelo desequilíbrio ambiental.

Surgindo a partir daí não só a preocupação, mas a iniciativa de um plano de gestão voltado para o meio ambiente. Desta forma, as empresas evoluíram acompanhando a origem dos problemas ambientais, normalmente atribuída ao crescimento econômico baseado na exploração dos recursos naturais e ao crescimento populacional sem controle (FREITAS, 2005).

A Gestão Ambiental em suma se trata da ciência que estuda medidas preventivas e de correção que conectam o meio ambiente e a administração, envolvendo atividades econômicas e sociais em suas análises.

Segundo Corazza (2003, p.3), o gerenciamento ambiental envolve planejamento, organização e orienta a empresa a alcançar metas (ambientais) específicas, em uma analogia, por exemplo com o ocorre com a gestão da qualidade. (...) A gestão ambiental pode se tornar também um importante instrumento para as organizações em suas relações com consumidores, o público em geral, companhias de seguro, agências governamentais (...). Pois a nova geração de consumidores tem se preocupado com a visão que as organizações oferecem em relação a preservação do meio ambiente.

  1. METODOLOGIA

A análise quantitativa e qualitativa foi baseada nos artigos publicados no site da ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção)entre o período de 2011 e 2015, disponível pelo link: <www.abepro.org.br>. Os artigos mais apropriados ao assunto abordado foram selecionados dentro do tema “Produção Mais Limpa e Ecoeficiência”.

  1. ANÁLISE QUANTITATIVA

Ano referente à publicação do artigo

Quantidade de artigos publicados

2011

17

2012

15

2013

9

2014

21

2015

21

  1. ANÁLISE QUALITATIVA
  • ARTIGOS REFERENTES AO ANO DE 2011
  1. A APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA INDÚSTRIA DE CABOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Autor: Carlos Alberto Yoshida Koda(UFSCar).

.

O artigo do Carlos Koda apresentou uma proposta sobre a aplicação método de produção mais limpa em uma empresa fabricantes de cabos de telecomunicações. O trabalho buscou a conscientização dos trabalhadores, diagnostico da geração de resíduos e produção de desperdícios de materiais e energia, identificando alternativas de intervenção e elaboração de plano de ações visando à redução de desperdícios. Os dados de resíduos de cabos, foram obtidos através de separação e pesagem, após isso foram atribuídas causas para esses resíduos, e criados gráficos para melhorar a visualização das informações e identificar os maiores geradores de resíduos. E com a ajuda dos funcionários e da supervisão, iniciou-se a elaboração de um plano de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com