TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Artigo: O Debate Sobre o Uso de Técnicas Qualitativas e Quantitativas de Pesquisa

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Artigo: O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa

No âmbito da pesquisa, existe um “falso dilema” de que as pesquisas qualitativas e quantitativas são opostas dentro da dimensão teórico-metodológica da pesquisa. Acreditava-se que as técnicas quantitativas garantiam a objetividade das pesquisas.

Segundo a autora, a pesquisa quantitativa é caracterizada por adoções de “ciências naturais e baseada em observações empíricas para explicitar fatos e fazer previsões”. (BAPTISTA, p.34)

Tal tipo de análise está relacionada a heranças positivista, a qual analisam a realidade e o conhecimento através da objetividade lógica com processo dedutivo matemático tipo causa e efeito, trazendo uma realidade exterior ao sujeito, buscando-se consenso com índices quantitativos vistos como coisas isoladas.

As ciências humanas trouxeram o olhar crítico na forma de análise, colocando um novo enfoque de pesquisa, mais humanísco, conjuntural e não culpabilizador e superficial, o qual apontava fenômenos aparentes e variáveis.

Pode-se constatar que a abordagem quantitativa, quando ela não é privativa, vai servir de embasamento ao conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa. Desta forma, a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa não devem se opor uma a outra, ao contrário ambas devem se completar sem aprisionar às questões metodológicas, a limites que atribuem métodos quantitativo exclusivo ao positivismo, ou os métodos qualitativos ao pensamento interpretativo.

Nesse sentido, observa-se que as pesquisas em ciências humanas são fundamentadas em tradições filosóficas, metodológicas e epistemológicas. Assim também se observa que nas pesquisas antropológicas e etnográficas comprova-se que os acontecimentos irão depender do contexto sociocultural. Como também na psicologia, evidencia-se a separação entre a psicologia experimental(quantitativa) e as diferenças individuais(qualitativas), enfatizando que as análises devem favorecer o contexto, as características e os acontecimentos em que se apesentam as observações.

Existe uma relação entre o mundo real e o sujeito, entre o sujeito e o objeto, entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O objeto não é um dado imóvel e neutro, possui significados e relações que os sujeitos criam em suas ações. Desse modo, o pesquisador e o pesquisado interagem em um processo multidirecionado, no qual há uma grande interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.

É de suma importância nessa pesquisa, a percepção inventiva do pesquisador, que irá fazer com que ele descubra o significado das ações e das relações que estão escondidas nas estruturas sociais, devendo ele se integrar no cotidiano dos pesquisados para que possa ser reconstruído o sentido que os atores sociais dão aquele objeto pesquisado.

Cada tipo de pesquisa terá seus próprios pressupostos teóricos e práticos, a observação da realidade é uma relação com a teoria, que irá mostrar como deve ser feita a pesquisa e qual método utilizar.

Com toda a divergência existente, os termos qualitativo e quantitativo poderão ser utilizados como técnica ou pesquisa. A problematizacao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com