TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS dе economia: A pesquisa de design de interiores de serviço

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS DE ECONOMIA

Etapa 1

Este trabalho está destinado à pesquisa do serviço de design de interiores, buscando compreender como se comporta este mercado e sua expansão perante o público.

O serviço de design de interiores é a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

Cada vez mais, a decoração de interiores é uma questão de necessidade, não mais um luxo. Portanto, trata-se de um público novo, que está aprendendo como comprar projetos de design de interiores e que começa a demandar a mão-de-obra deste profissional. Devido à modernidade e crescimento populacional os ambientes vêm perdendo espaço e assim tornando-se cada vez mais compactos, fazendo com que este setor tenha maior procura por todas as classes, já que devido a demanda o serviço vem se tornando cada dia mais essencial para a vivencia em grandes áreas urbanas por isto financeiramente mais acessível.

A perspectiva de crescimento da economia brasileira aliada ao desenvolvimento da indústria da Construção Civil, a estabilidade econômica e o aumento da oferta de crédito para aquisição de imóveis tendem a ampliar o mercado para profissionais ligados a essa indústria, como são os Designers de Interiores. Além disso, o aumento da renda média da população brasileira coloca a classe C como potencial mercado para esses profissionais, que, historicamente, ofereciam seus serviços apenas para as classes A e B. Dessa forma, o mercado se abre para um público que está consciente do papel do profissional. As pessoas vivem e trabalham melhores quando os espaços são agradáveis, apartamentos residenciais com áreas reduzidas, faz com que o proprietário contrate o profissional a fim de aproveitar melhor os ambientes. No setor comercial, lojas, escritórios, restaurantes e bares buscam cada vez mais esse profissional para criar ou reformular o ambiente, revertendo em custo benefício para os empresários que investem em projetos de interiores.

Devido à expansão da classe C, este setor vem obtendo maior prestigio comparado à outra época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com