TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA EM ÉPOCA DE CRISE

Por:   •  11/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.104 Palavras (29 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO[pic 1]

1 – INTRODUÇÃO        03

2 – DESENVOLVIMENTO        06

2.1 – Análise SWOT        06

2.2 – Análise de Cenário        07

2.3 – Análise da empresa sob a perspectiva da matriz BCG        12

2.4 – Estratégia para atingir e-ou ampliar o e-client        14

2.5 – Proposta de Intervenção Empresarial        22

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

        

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho busca identificar as estratégias de marketing, proporcionar uma visão abrangente e prática sobre as ações estratégicas utilizadas pela empresa Vidrosali na cidade de Salinas – Minas Gerais; investigar quais são as estratégias de marketing, como são aplicadas e como estas contribuem para o desenvolvimento da organização; identificar que vantagens competitivas esta empresa obtém ao planejar e implementar essas estratégias.

Esta pesquisa se baseia em conceitos definidos por autores renomados na área do marketing, ressaltando a importância do planejamento, segmentação de mercado, marketing e suas variações como produtos e serviços da empresa para possibilitar o desenvolvimento correto das estratégias para se conquistar o consumidor. Como resultado, identificou-se que a empresa pesquisada utiliza estratégias de marketing para obter um diferencial competitivo no mercado proporcionando seu desenvolvimento.

O trabalho foi fundamentado em uma entrevista ao seu administrador o senhor Arnaldo dos Anjos Rodrigues Filho, em uma atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem e embasados em conhecimentos construídos ao longo de sua profissão.

Inúmeras são as transformações que vivenciamos atualmente em todos os campos da atividade humana, fruto do processo ininterrupto chamado globalização.

O mundo encontra-se em constantes mudanças e apenas os que estão em constante estado de alerta, sobrevivem a imprevisibilidade dos mercados.

Neste cenário de economias globalizadas, se faz necessário a criação e implementação de estratégias mercadológicas com o desafio de ser capaz de preparar a empresa para as constantes mudanças exigidas pelo mercado, através da forma como interpreta as circunstâncias que a rodeiam, por meio de análise e diagnósticos levantados periodicamente, elucidando pontos fortes e fracos a serem explorados ou supridos, para que as estratégias estipuladas sejam capazes de contornar as ameaças e de fazer cumprir os objetivos propostos.

Dessa forma, o presente estudo visa identificar as estratégias de Marketing utilizadas pela Micro-empresa a Vidraçaria Vidrosali, destinadas a potencializar as ferramentas de promoção e divulgação de seus produtos/serviços, objetivando a maximização do processo de informação entre empresa e seu mercado consumidor.

No intuito de se conhecer e entender como as empresas trabalham suas estratégias de marketing em seu ambiente corporativo, e como forma de contribuir para o estudo acadêmico, realizou-se um estudo de caso para mostrar um exemplo de sucesso no mercado da cidade de Salinas/ MG. O objeto de estudo em questão é a empresa Vidraçaria Vidrosali, uma organização do segmento de vidros da cidade. Criada em Junho de 1995, esta organização é atualmente gerenciada pelo Sr. Arnaldo dos Anjos Rodrigues Filho que desde sua inauguração exerce essa função e vem investindo na melhoria da qualidade e tecnologia existentes nos processos.

A empresa está situada na Rua Olegário Maciel, 88, Centro, na cidade de salinas – Minas Gerais, portadora do CNPJ: 38.708.343/0001-88 e Inscrição estadual: 570.661366-0055. Sua abrangência de atuação é de atender toda a cidade de Salinas – Minas gerais e demais regiões circunvizinhas no segmento de vidros temperados, laminados, Box, espelhos, sacadas, guarda – corpo, persianas e entre muitos outros produtos.

Sua atribuição específica é de atender as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços competitivos, sendo estes clientes compostos por pessoas jurídicas e por uma quantidade significativa de Pessoas Físicas.
Com uma equipe bem preparada, a empresa conta atualmente com dez
funcionários distribuídos ao longo dos setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com