TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROSPERIDADE EM TEMPOS DE CRISE, SÓ SE CONSEGUE COM O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.432 Palavras (22 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 22

CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS - GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

PROSPERIDADE EM TEMPOS DE CRISE, SÓ SE CONSEGUE COM O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA GESTÃO EMPRESARIAL.

DANIEL RODRIGUES MAIA

Belo Horizonte, Março de 2018.

CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS - GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

PROSPERIDADE EM TEMPOS DE CRISE, SÓ SE CONSEGUE COM O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA GESTÃO EMPRESARIAL.

Daniel Rodrigues Maia

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas e Planejamento Empresarial

Belo Horizonte, Março de 2018.

Belo Horizonte, Março de 2018.

PROSPERIDADE EM TEMPOS DE CRISE, SÓ SE CONSEGUE COM O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA GESTÃO EMPRESARIAL.

Daniel Rodrigues Maia

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo inicial sobre a atual situação enfrentada por algumas empesas que não se planejaram de forma correta para o enfrentamento da crise financeira que o país passou recente. O objetivo é discutir o atual papel da gestão empresarial juntamente com gestão financeira sobre algumas empresas que estão tendo dificuldades financeiras no passado recente de nosso país, avaliar se a implantação destes controles trarão resultados consistentes. Através deste trabalho iremos abordar a importância de se planejar financeiramente, desde a sua conotação pessoal, como empresarial, mostrar exemplos de retornos consistentes ao utilizar o planejamento e por fim abordar sobre algumas formas de investimentos que podem ser adotados pelas pessoas. Através desta discursão iremos abordar um assunto muito importante dentro das empresas, nas escolas e nas relações familiares. A educação financeira, hoje após um grande período de recessão se encontra amplamente divulgado, desta forma este assunto merece grande destaque, dado ao fato da população se preparar para projetos futuros, como a abertura ao empreendedorismo, planejamento pessoal da aposentadoria e até mesmo se preparar para o futuro com uma reserva de emergência.

Palavras-chave: Gestão Financeira. Planejamento Financeiro. Gestão Empresarial.

ABSTRACT

This article presents an initial study on the current situation faced by some companies that are not planned properly for the fight against the financial crisis that the country went through. The goal is to discuss the current role of business management along with financial management about some companies who are having financial difficulties in the recent past of our country, to assess whether the implementation of these controls will bring consistent results. Through this work we will address the importance of plan financially, since your personal connotation, like business, show examples of consistent returns by using the planning and finally address on some forms of investments may be adopted by the people. Through this discussion we will address a very important subject within companies, in schools and in family relationships. Financial education, today after a major recession is widely disseminated in this way this subject deserves great emphasis given to the fact that the population to prepare for future projects, such as the opening to entrepreneurship, planning personal retirement and even prepare for the future with an emergency reserve.


1- INTRODUÇÃO

A gestão empresarial e financeira em uma instituição se torna tão importante como as vendas e produção de uma empresa. Os processos de controladoria e a gestão eficiente dos recursos utilizando das metodologias para um bom controle tanto de qualidade, como de recursos, de investimentos, principalmente em se tratando de situações como as ocasionadas no passado recente, levam as organizações a ferramentas importantes para a tomada de decisão.

Em Minas Gerais, somente no ano de 2015 foram fechadas 8799 empresas, onde a grande maioria se encontrava com dificuldades financeiras, e sem controle sobre os gastos e recursos utilizados na organização.

O planejamento financeiro na vida pessoal se torna tão importante como a saúde física, pois a falta de planejamento e possível entrada em dividas podem ocasionar um desequilíbrio emocional podendo afetar a saúde física e emocional. Por isto temos que cuidar de nossas finanças como se fosse algo muito importante para o prosseguimento das nossas vidas.

As pessoas não se atem dos produtos oferecidos no mercado, se predem a fatos passados que ocasionaram grandes traumas, como o caso do congelamento do plano Collor e no caso da alta inflação sofrida no nosso país. Os planejamentos empresariais, as tomadas de decisões bem estruturadas, são uma base para a organização se prosperar. Também há de se relatar sobre a grande diversidade de investimentos disponíveis e de uma gama enorme de instituições financeiras que os oferecem sem estar atrelado a grandes instituições bancárias. Outra informação muito importante a ser detalhada são os valores pequenos para se começar a investir e mudar de vez com esta perspectiva de que não irá dar certo o planejamento futuro.

Para o alcance de objetivos é muito mais complacente do que se endividar por toda a vida, pois não se utiliza de nenhuma teoria de planejamento de futuro ou até mesmo de gestão para ver se realmente está ou não precisando dos recursos oferecidos pelo mercado financeiro.

A última seção se dedica a apresentar as conclusões sobre o estudo. Na busca pela descoberta das chamadas verdades parciais como devem primar um trabalho acadêmico, e ciente da amplitude do assunto, verifica-se com plena consciência, a impossibilidade de esgotamento da pesquisa, tendo esse esforço, a clarividente pretensão de indicar alguns parâmetros para a discussão do tema em base contínua.

2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

O presente estudo será realizado com dados levantados de cunho qualitativo, que em sua metodologia utilizada será bibliográfica e documental, e terá suporte teórico material já publicado sobre o tema, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado em sites reconhecidamente acadêmicos.

A realização dessa pesquisa também contou com a utilização de uma análise de caráter quantitativo, com o inequívoco intuito de apresentar dados relativos à proposta do estudo com vista a descrever e tentar explicar o fenômeno o qual recaem as observações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (305.8 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com