TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE EMPRESARIAL EM TEMPOS DE CRISE

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.783 Palavras (24 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 24

a

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CARACTERÍSTICA DA EMPRESA 4

2.2 ANALISE SWOT 6

2.2 ANALISE DE CENÁRIO 9

2.3 matriz bcg 12

2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 15

2.5 PLANEJAMENTO PDCA (5W2H) 19

3 CONCLUSÃO 25

REFERENCIAS 27

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar como a gestão estratégica de uma empresa pode auxiliar em sua continuidade em tempos de crise. Atualmente, o mercado se encontra cada vez mais competitivo e dinâmico e todos os dias surgem novas oportunidades e dificuldades. Para sobreviver à alta demanda, é preciso estar preparado, de maneira prévia, para cada situação que possa acontecer. Diante disso, a gestão estratégica tem papel fundamental para o bom funcionamento das empresas.

A gestão estratégica é o processo de tomada de decisões que orientará as ações empresariais de acordo com o ambiente onde a instituição está inserida. Para que a gestão estratégica seja efetiva, ela deve ser planejada e implementada com o intuito de direcionar o comportamento da organização em relação aos seus objetivos.

O estudo em questão está relacionado a uma análise racional, criativa às transformações sociais e as mudanças que a empresa está sujeita a enfrentar sem deixar de lado a sua cultura e a vantagem competitiva.

Existem diversas ferramentas que auxiliam no processo da gestão estratégica e que serão utilizadas no estudo a seguir, Análise SWOT, Matriz BCG e Planejamento PDCA.

Qualquer empresa que possua uma boa gestão estratégica consegue crescer e ganhar espaço no mercado, pois as ações serão planejadas e assim é possível se antecipar aos problemas, diminuindo os riscos de insucesso.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O objetivo do trabalho é proporcionar uma visão abrangente e prática sobre as ações estratégicas na organizações, através de realização de um diagnóstico, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Para tal, será utilizada como base de estudo a empresa JUMBO TRATAMENTO TERMICO E INDUSTRIA LTDA. Abaixo segue histórico da empresa.

2.1 CARACTERÍSTICA DA EMPRESA

A empresa escolhida para a pesquisa e aplicação dos conceitos teóricos, é a Jumbo Tratamento Térmico e Indústria Mecânica Ltda (CNPJ 72.087.703/0001-00), localizada na cidade de Assaí, região norte do estado do Paraná.

Fundada no ano de 1977 pela família Bomtempo, oriundos da cidade, e que possuem controle efetivo da empresa até hoje. Iniciou suas atividades com uma estrutura pequena, e sempre procurou expandir sua capacidade ao passar do tempo.

Caracterizou-se por ser uma empresa de fabricação de peças e equipamentos mecânicos sem linha de produção seriada, possuindo clientes em todo o território nacional, com ênfase maior nas regiões Sul e Sudeste.

No ano de 2011, investiu na construção de uma nova unidade, em vista de aumentar sua capacidade produtiva e expandir sua marca pelo mercado nacional e porventura internacional.

A nova área possui hoje, um parque fabril de 43.000 m², em uma área total de 153.000 m², com capacidade de processamento de 1.500 toneladas/mês, com capacidade de movimentação de 150 toneladas indivisíveis.

A Jumbo está plenamente capacitada a atender aos mais diversos segmentos de mercado da área de construção de equipamentos mecânicos e metalurgia em geral.

A organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando alcançar objetivos e resultados estabelecidos. Não existe um modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, não existe uma estrutura perfeita, existe aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização.

Sendo assim, a Jumbo apresenta em sua estrutura, as funções organizacionais divididas hierarquicamente conforme organograma abaixo:

No topo do organograma a Diretoria apresenta função estratégica, é a partir do topo da pirâmide, que as diretrizes são decididas e coordenadas.

Logo abaixo, temos os gestores da empresa, com função tática, são responsáveis em transformar os objetivos definidos em realidade, coordenam a parte debaixo do organograma e se reportam a diretoria acima.

Finalizando, no terceiro patamar, está o setor produtivo, operacional, que é responsável em transformar em ação final os objetivos traçados nos níveis superiores.

Para o perfeito funcionamento do organograma, todos os setores envolvidos, precisam atuar em sintonia, estabelecer um sistema de planejamento adequado para que o fluxo de trabalho flua dentro do esperado.

2.2 ANALISE SWOT

Com os dados obtidos no diagnóstico realizado na empresa selecionada, abaixo segue estruturação da análise SWOT.

Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com