TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas norteadoras: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

LEILIANE RODRIGUES SOUZA

RA; 7581611481

Sumário



1. Introdução.............................................................................................................................1
2. Descrição do Investimento Pretendido.................................................................................2
3. Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante.............................................................................4
4. Métodos para avaliação de Investimentos............................................................................8
5. O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos..............................................................10
6. O Imposto de Renda e a Depreciação.................................................................................14
7. Avaliação de Riscos............................................................................................................16
8. Conclusão...........................................................................................................................21
9. Referências Bibliográficas..................................................................................................23







1.0 INTRODUÇÃO

A análise de investimentos envolve as decisões de recursos em que vamos tomar, e nos auxilia adequando aos diretores e responsáveis sobre o capital em que se vai investir. Para que consigamos analisar melhor o investimento em que pretendemos fazer, usamos os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: Payback, Playback descontado, (VPL) Valor presente líquido, (TIR) Taxa interna de retorno.
Playback: é o tempo necessário que precisa para igualar ao que foi investido, sendo assim ter a recuperação do investimento realizado.
Playback Descontado: é quase o mesmo que o Playback, o que diferencia é que preciso avaliar os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
VPL: é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
TIR: é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.




2.0 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

Fazer um investimento significa utilizar os recursos disponíveis no tempo presente de forma que novos recursos sejam gerados no futuro, como resultado dessa utilização. Dessa forma, entendemos que há inúmeros tipos de investimento e meios de investir. É possível investir em diversas áreas, e o modo como se investe também é diverso.

2.1 OS TIPOS BÁSICOS DE INVESTIMENTO

São três: Públicos, Privados e Mistos.
Investimentos Públicos: São aqueles que normalmente devem ser realizados pelos governos e visam o bem estar da população.
Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por investidores particulares, físicos ou jurídicos com o intuito de obter lucro. São esses tipos de investimento que geram empregos e tributos em qualquer país.
Investimentos Mistos: São investimentos realizados por empresas que se associam com governos, e tais investimentos visam gerar tanto lucros como também bem-estar para a sociedade.

2.2 A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS

Os investimentos são de essencial importância tanto para as organizações como para a economia dos países, visto que nenhuma nação pode crescer economicamente falando se não houver investimentos e o mesmo ocorre com as empresas.
A sobrevivência das organizações depende do volume de investimentos realizado por elas: para que haja expansão e para que haja reposição de capital. A expansão do mercado deve ser programada e para que seja bem sucedida, os investimentos devem ser realizados da maneira correta. A reposição do capital se faz necessária devido a obsolescências dos equipamentos e maquinário, por isso, mesmo que não estejam em expansão, as empresas necessitam investir para que reponham esses bens de produção.

2
.3 A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Visto que para obter recursos as organizações necessitam investir, e diante da ampla variedade de investimentos possíveis, necessário é que o administrador de uma empresa analise de forma racional as oportunidades que estão diante de seus olhos para que opte consciente quanto a riscos e retornos possíveis, e isto fazendo três tipos de considerações: Econômica, Financeira e de Ambiente Empresarial.
As considerações econômicas refletem sobre o risco e o retorno do investimento. O administrador deve se empenhar em investir naquilo que corra menos risco e ofereça um maior retorno.
As considerações Financeiras levam em conta a existência de recursos próprios ou de terceiros para que seja possível realizar o investimento.
As considerações de Ambiente analisam questões políticas, culturais e consideram, por exemplo, a localização de investimentos.

2.4 O MERCADO FINANCEIRO E A ANÁLISE DE INVESTIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com