TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL GRUPO

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO .......................................................................05

3. CONCLUSÃO ...................................................................................08

4. REFERÊNCIAS .................................................................................09

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa de clima que será exposta neste artigo, tem por objetivo mostrar a importância de uma boa gestão para desenvolver, aprimorar e aumentar o desempenho dos funcionários. E consequentemente os demais beneficiários, ou seja, os administradores. Veremos também como uma liderança ou até mesmo um clima tenso pode afetar o local de trabalho e a motivação dos colaboradores desta empresa.

Em virtude dos resultados desta pesquisa realizada nós iremos abordar os problemas existentes, como também lhes apresentar uma solução viável e eficaz para melhoria da empresa e de seus colaboradores.

Mostraremos uma análise critica e baseados nos dados adquiridos, propor sugestões de melhorias. Apresentando assim a importância de implantar uma cultura e um clima organizacional favorável para ambas as partes.

2. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho irá apresentar uma pesquisa de clima organizacional efetuado na empresa Nam de Azevedo Confecção do Vest. Import. E Exp. LTDA - EPP localizada na cidade de Nova Friburgo - RJ. Onde atua no ramo de roupas fitness feminina.

A empresa Nam de Azevedo Confec. do Vest. Import. e Exp. LTDA - EPP com nome fantasia Letsav Modas atua no mercado desde 1985 na cidade de Nova Friburgo - RJ, sendo que de 1985 a 1995 como atacadista e a partir de 1996 surgiu a marca LETSAV atuando no mercado da confecção produzindo coleções especializadas em moda fitness feminina, dispondo de um amplo mix de produtos.

Ao longo dos anos a empresa passou por constantes transformações para atender as necessidades do mercado, sempre preocupada com o designer do produto e tendências. O Desenvolvimento de parcerias sólidas com clientes e representantes e o constante compromisso com a qualidade são fatores importantes e valorizados dentro da empresa

A empresa tem como principais clientes as magazines Lojas Nalin, Sai de baixo, Lojas Americanas, Marisa entre outras.

Atualmente a empresa possui 58 funcionários que estão sempre colaborando para o crescimento da empresa, tendo uma capacidade media de 70 mil peças mensal. Nela foram entrevistados 18(dezoito) dos 58(cinquenta e oito) funcionários na empresa. A pesquisa foi realizada no setor de produção, com as costureiras.

Na análise dos resultados obtidos nas respostas dos colaboradores, foi identificado que alguns dos colaboradores da empresa pesquisada, se mostram insatisfeitos com o modo como são levadas as diretrizes empresariais. Sendo assim, foi possível evidenciar diversos problemas, e entre esses problemas os de maior relevância foram: limpeza no ambiente de trabalho, reconhecimento, incentivo a qualificação e a relação com o chefe imediato.

De acordo com o questionário aplicado nesta pesquisa, ocorre um desvio na comunicação com o chefe. É importante que o processo de comunicação com o chefe seja valorizado. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver.

Utilizar um espaço para reuniões e palestras mensais com o chefe, para que nelas sejam discutidas soluções para a melhoria da relação com o chefe e colegas de trabalho, e também novas ideias para a empresa.

A relação da motivação com o comportamento e desempenho de um indivíduo, é estabelecida espontaneamente tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. O comportamento é percebido como sendo provocado e guiado por metas da pessoa, que realiza um esforço para atingir determinado objetivo.

A motivação está totalmente ligada a valorização da função e o reconhecimento da função, que foi um dos pontos que ficou negativo na pesquisa realizada.

Seria interessante se a empresa pesquisada elaborasse um plano de carreira para os colaboradores para que garanta a retenção de talentos para que tenha uma equipe motivada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com