TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI Gestão de RH

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.371 Palavras (26 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 26

RESUMO

O objetivo deste projeto é relacionar os conteúdos estudados neste bimestre aos métodos praticados pelo RH na Farmácia Nossa Senhora do Rosário Ltda. As disciplinas estudadas e utilizadas neste projeto são: Modelos de Liderança, Plano de Negócios e Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial. No contexto do trabalho os assuntos de cada disciplina foram impostos na empresa escolhida. Tratando cada tópico estudado diante da empresa com uma análise de líder e liderado, teorias aplicadas na empresa, perfil de liderança na organização, administração de conflitos, técnicas de negociação, criação de um plano de negócios, ética, direito, moral, responsabilidade social e sua importância na atualidade, direito sindical e coletivo na organização. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica.

Palavras-chave: Líder, Negócios, Ética, Legislação e Trabalhista.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05

2. MODELOS DE LIDERANÇA................................................................................ 07

3. PLANO DE NEGÓCIOS........................................................................................ 27

4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL............................. 41

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................. 47

6. REFERÊNCIAS..................................................................................................... 48

1. INTRODUÇÃO

O referido estudo é resultado da avaliação sistemática da Farmácia Nossa Senhora do Rosário, levando em consideração os objetivos propostos, o trabalho teve como objetivo observar a prática do conteúdo estudado sendo aplicado no dia a dia da Farmácia. Este projeto contempla as disciplinas Modelos de Liderança, Plano de Negócios e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.

Foram abordados os conceitos de tipos e teorias de liderança, dentre os quais o modelo mais praticado pela Farmácia Rosário é um misto do tipo de Liderança Autocrático e Democrático. As técnicas de negociações e o Plano de Negócios são muito bem elaborados e convincentes. Nesta empresa a ética empresarial é predominantemente visível entre os colaboradores, os quais, no momento da admissão, são orientados quanto ao código de ética interno e de responsabilidade de sigilo das informações.

O objetivo principal do trabalho é avaliar as práticas organizacionais relacionadas às disciplinas supracitadas, correlacionando estas teorias com as práticas da empresa escolhida para estudo.

Abordaremos neste projeto todos os conceitos de estilos de liderança, técnicas de negociação, plano de negócios, ética no ambiente corporativo e direito empresarial e trabalhista.

2. MODELOS DE LIDERANÇA

2.1. Conceitos e Tipos de Liderança

A sobrevivência e o progresso alcançado por uma sociedade estão diretamente ligados à capacidade do líder escolhido conduzir, orientar e superar desafios, alcançando interesses e suprindo as necessidades do grupo.

Para Lakatos e Marconi 2006, a cooperação é um tipo particular de processo social em que dois ou mais indivíduos ou grupos atuam em conjunto para a consecução de um objetivo comum (p.88).

Nas palavras de Bergamini (1994), a liderança tem sido investigada desde há muito tempo, sendo justificável que tenha várias interpretações e através de um pensamento híbrido dessas interpretações é possível ter uma visão abrangente do tema.

Chiavenato (2004) diz que a habilidade de saber lidar com pessoas, individualmente ou em grupos, passou a ser um dos maiores problemas das empresas, para obter o melhor rendimento, com o máximo de satisfação possível e o mínimo de desgaste. As pessoas que ocupam posições de liderança são parte integrante de um sistema mais amplo de interações que envolvem variáveis como características, necessidades e reações dos liderados, relacionamento com outros líderes, clima organizacional, política administrativa, estrutura organizacional, missão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com